x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.377

Livros contabeis e fiscais

Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Quinta-Feira | 24 fevereiro 2011 | 14:35

Boa tarde;

Empresas prestadoras de serviços optantes pelo Simples Nacional, são obrigadas a manter determinados livors fiscais e contabeis... minha pergunta é se o empresario quizer ele mesmo manter a escrituração destes livros por planilhas em Excel, qual o procedimento ele deve tomar? Ele deve solicitar alguma autorização da Receita Federal?

Grata.

Esnark Frank Guedes Pereira

Esnark Frank Guedes Pereira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2011 | 09:13

Ele até pode manter esses livros salvos em Excel, mas mesmo assim deveera imprimilos e protocola-los junto a Agencia Fazenddaria, lembrando que nas novas regras todos os livros contabeis e fiscais devem ser encardenados em capas duras.

Um título universitário não te encurta as orelhas: só as esconde.

E. Hubbard
Mônica Pereira Lima

Mônica Pereira Lima

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 13 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2011 | 13:14

Obrigada pela ajuda Esnark, enteendi o que você escreveu perfeitamente.
Mas no caso de fechamento do livro há a necessidade da asinatura do contador, como o empresario mesmo está fechando estes livros, esta assinatura do contador continua sendo obrigatória ou não?.

Grata.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2011 | 17:26

Monica
boa tarde


No caso dos livros contábeis os mesmos devem ter a assinatura do contador e do representante legal e devem ser registrados na Junta Comercial ou Cartório.

No caso dos livros fiscais Estaduais o fisco orienta é permitida a escrituração fiscal por processo mecanizado, mediante prévia autorização do Fisco, no pedido de uso feito ao fisco é solicitado informaçoes como modelo dos software, banco de dados, etc... não sei se o fisco autoriza a guarda desta informação em excel.

Fundamentação: art. 233 e Portaria CAT nº 32/1996


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.