x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 710

Reconhecer a receita só com o Contrato Serviço

Cida Lauriano

Cida Lauriano

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2011 | 10:50

Bom dia!

Tenho um contrato de serviço, a empresa quer reconhecer toda a receita no ano da assinatura do contrato, gerando só as duplicatas a receber, porque as notas fiscais serão emitidas de acordo com a entrega dos serviços, nesse caso é correto?

obrigada.

Cida





Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 25 fevereiro 2011 | 15:27

Cara Maria

Lembremo-nos do Princípio da Prudência que especifica duas alternativas, igualmente válidas, para a quantificação da variação patrimonial, será adotado o menor valor para os bens ou direitos e o maior valor para as obrigações ou exigibilidades. Sendo assim, não podemos contabilizar o valor total deste serviço através do contrato, porque não se existe a certeza ABSOLUTA que o mesmo será cumprindo até o seu termino, independente do motivo que venha a ser a causa para seu cancelamento.
Olhando o lado fiscal, se ocorrerá a emissão de diversas notas fiscais, para tal contrato, as quais existem a obrigatoriedade de ser feita a sua escrituração fiscal. Bem como o contrato de prestação de serviço não se trata de um documento legal comprobatório de que tal serviço fora realizado.
Analisado pelas duas visões que envolvem a questão, visão técnica e legal, ambas não dão alicerce para que seja contabilizado pelo contrato. Devendo obrigatoriamente tais receitas serem contabilizadas de acordo com as emissões das respectivas notas fiscais.
Espero ter ajudado a sanar suas duvidas a respeito do assunto.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.