Rejane Rosa Daltro
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeComo fazer um lançamento de instalão de extintores vcs pode mim ajudar estou como muita duvida
respostas 3
acessos 4.595
Rejane Rosa Daltro
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeComo fazer um lançamento de instalão de extintores vcs pode mim ajudar estou como muita duvida
Fabiano Pereira da Silva
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidadetambém tenho essa duvida?
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)
Rejane e Fabiano, boa noite.
As aquisições com bens do ativo permanente com valor unitário ATÉ R$ 326,61 e que não ultrapasse a um ano de durabilidade, poderão ser consideradas como despesa operacional.
Como o extintor têm recarga anual, pode ser alocada na conta de resultado Bens de Pequeno Valor, observado o § acima.
Att
Hugo.
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)Rejane, bom dia.
Retificando e traduzindo melhor meu ponto de vista...
Retrata o Art. 301 do RIR/99:
Art. 301. O custo de aquisição de bens do ativo permanente não poderá ser deduzido como despesa operacional, salvo se o bem adquirido tiver valor unitário não superior a trezentos e vinte e seis reais e sessenta e um centavos, ou prazo de vida útil que não ultrapasse um ano.
Dessa forma, bens de pequeno valor, cujo custo unitário seja de até R$ 326,61 e cuja durabilidade seja inferior a um ano, poderão ser alocados despesas, sob o título de bens de pequeno valor. Se o valor for inferior a R$ 326,61, mas se o bem ultrapassar durabilidade de um ano, imobiliza-se.
Dessa forma, à luz da fundamentação acima, tais extintores deverão ser imobilizados, já que têm vida útil estimada em 10 anos.
Att
Hugo.
N O T A S
-Dado ao custo-benefício que seria controlar a vida de um extintor no imobilizado, que custe por exemplo, irrisórios R$ 200,00, por longo 10 anos, particularmente tenho adotado o critério de contabilizar no grupo de despesas, em conta intitulada "bens de pequeno valor".
-Já alguns colegas aquí dos bastidores, seguem à risca o dispositivo do Art. 301, acima citado, imobilizando o extintor, independentemente do valor, pelo fato de ter vida útil superior a 1 ano.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade