x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.956

Balanço -Lucro Real

ANTONIO GOMES

Antonio Gomes

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 16 março 2011 | 13:21

Pessoal boa tarde a todos.

se alguem puder me esclarecer alguns pontos, pois estou preocupado

peguei um cliente esse ano e em 2010 não foi feito qse nada contábil, refiz lancei td, só que agora estou com dúvida e preocupação pois a empresa é lucro real e quero ja deixar ok para o sped e assim nao ter problemas

o cmv, posso fazer a a apuração em dezembro? ou tem de ser mensal?

pelo q vi a empresa sempre da prejuizo, como fica contabilmente, até pra dipj, isso seria com suspensao? tenho de fazer algum lançamento?

a empresa tem um funcionaria, deve ser feito mensalmente provisões?

a empresa é uma importadora/exportadora,tem processos de importação q ao encerrar o ano ela ficou com a conta a receber dos clientes, isso ao encerrar o balanço deve ser feito algum procedimentos, deve ficar no ativo mesmo?

bom, é isso, desculpe tantas perguntas mas agora q consegue lançar td e ver q ainda tem muita coisa, fiquei preocupado

abraços a todos

Deividi Leandro

Deividi Leandro

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 08:57

Bom dia Toninho,

Vamos por partes:

1º) O CMV, caso a apuração do lucro real seja anual, vc deve fazer em dezembro.

2º)Balanço de suspensão, serve para demonstrar que os valores que você apurou mensalmente e recolheu de IRPJ e CSLL excedem ao valor devido pela empresa. Isso acontece para empresas que recolhem o imposto por estimativa. Contabilmente o prejuízo ficaria demonstrado no DRE que depois seria transferido ao Patrimônio Líquido, e se a empresa apenas dá prejuízo, você deveria conversar com o seu cliente sobre isso, para verificar se não estão deixando faltar receita, pois isso atravéz da DIPJ poderá chamar a atenção do fisco.

3º)Sim, o correto é fazer provisões, pois seria prudente a constituição de provisões (13º e Férias) por se tratar de uma despesa mensal, assim estará cumprindo o princípio da prudência e competência. Esses valores de provisão tambem são dedutíveis na apuração do Lucro Real.

4º)Se a empresa tem valores a receber de seus clientes, ela devem ficar em aberto no ativo circulante, na conta clientes.

Espero ter ajudado.

Abraço

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies