x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 22.456

Análise de Indices

Gustavo

Gustavo

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Operacional
há 17 anos Quarta-Feira | 9 maio 2007 | 23:11

EStou fazendo um trabalho para faculdade e após fazer o balanço patrimonial e DRE, tenho que fazer Analise de Indices..
Tenho algumas fórmulas para resolver, mas não sei onde encontrar os valores no balanço ou DRE.. este seriam:

- Saldo médio de estoque..seria somente os estoques
-Saldo médio de Duplicatas Recebidas, não sei qual seria este valor no balanço ou DRE
- Receita Operacional liquida
- Lucro operacional
-Patrimonio Liquido Medio
- Ativo Total Médio

Alguem poderia me ajudar como achar estes dados no balanço e ou DRE pois sem estes não consigo usar as fórmulas..

Desde já agradeço

Gustavo

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quinta-Feira | 10 maio 2007 | 08:06

Bom dia Gustavo,

Estoques Médios
Quando se quer analisar a Rotação dos Estoques em empresas comerciais (por exemplo) aplica-se a fórmula (Custo das Mercadorias Vendidas) : (Estoque Médio de Mercadorias). O quociente obtido nesta divisão evidencia quantas vezes ocorreu renovação de estoque de mercadorias, em função das vendas.

O valor dos Estoques Médios de Mercadorias é obtido somando-se os respectivos estoques inicial e final e dividindo-se o total por dois. Entretanto se você visa a obtenção do total mais próximo da realidade, (havendo possibilidades) os estoques médios poderão ser obtidos pelo somatório dos saldos mensais dividido pelo número de saldos apurados.

Saldo Médio de Duplicatas a Receber
É usado para determinação do prazo médio de recebimento de "Contas a Receber". Para se obter o valor médio das Contas a Receber, decorrentes de vendas a prazo, é necessário coletar o maior número possível de saldos existentes nas "Contas a Receber" ocorridos durante o período desejado, somá-los e dividí-los pela quantidade de saldos coletados.

Receita Operacional Líquida
É representado pelo total da receita operacional já diminuído das devoluções de vendas e dos impostos cuja base de cálculo é a própria receita bruta, ou seja, é a Receita Operacional Bruta diminuída das chamadas "Deduções da Receita Operacional Bruta".

Lucro Operacional
Lucro Operacional é um termo generalizado, posto que pode ser Bruto ou Líquido. O Lucro Operacional Bruto é representado pelo total das Receitas Operacionais Líquidas (referenciado acima) diminuído dos custos operacionais. Já o Lucro Operacional Líquido é representado pelo Lucro Operacional Bruto diminuído das despesas operacionais.

Patrimônio Líquido Médio e Ativo Total Médio
Os critérios para o cálculo do valor do Patrimônio Líquido Médio e do Ativo Total Médio são os mesmos já informados para o cálculo das Contas a Receber Médias. São informações usadas para medir a rotatividade do Patrimônio Líquido e do Ativo.

...

Gustavo

Gustavo

há 17 anos Quinta-Feira | 10 maio 2007 | 12:09

Muito obrigado Saulo, pelas dicas, me ajudou muito mesmo!

Tenho mais uma única dúvida sobre o que seria Receita Liquida de Vendas..

Se alguém puder me esclarecer.

Desde já agradeço

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Quinta-Feira | 10 maio 2007 | 17:20

Boa tarde Gustavo

Denomina-se "Receita Líquida de Vendas" o total das receitas de vendas diminuído dos impostos incidentes sobre as vendas e das vendas canceladas e ou devolvidas.

Este valor serve como "ponto de partida" para Demonstração de Resultados do Exercício padronizada com cálculos efetuados para fins de Análises Vertical e Horizontal.

A primeira, também denominada de "Análise por Coeficientes" é a que através da comparação de cada um dos elementos de um conjunto em relação ao total do conjunto, evidencia a percentagem de participação de cada elemento no conjunto como um todo.

A segunda também denominada "Análise por Meio de Números Índices" tem por finalidade evidenciar a evolução dos itens das Demonstrações Financeiras ao longo dos anos.

...

Gustavo

Gustavo

há 17 anos Quinta-Feira | 10 maio 2007 | 20:52

Obrigado Saulo, mas ainda fiquei na dúvida pra encontrar o valor de Receita liquida de vendas no meu DRE, passei um email pra vc anexando meu DRE...talvez vc posso me ajudar"! meu tempo é curto..rsrs..

Agradeço

Abraço

Gustavo

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

há 17 anos Sexta-Feira | 11 maio 2007 | 08:05

Bom dia Gustavo,

Infelizmente li seu e-mail apenas agora, mas já o devolvi com os esclarecimentos solicitados, quero dizer, aproveitei sua planilha e fiz as anotações necessárias.

Espero ter "chegado a tempo"

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade