x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.361

Prestação de Serviços entre departamentos

Patrícia Machado Sampaio da Silva

Bronze DIVISÃO 1 , Supervisor(a) Financeiro
há 14 anos Segunda-Feira | 28 março 2011 | 12:06

Estou com dúvida quanto a contabilização de valores referente a prestação de serviços entre departamentos da mesma empresa.
Trabalho para um instituto de pesquisa onde cada laborátório é um departamento com funções específicas. A contabilidade é realizada por projetos, sendo assim, a análise do Resultado (receitas x despesas) é analisada primeiramente por departamento e depois no todo.
A questão é: tenho 2 departamentos trabalhando para um mesmo projeto. A receita total do projeto foi destinada ao departamento 1.
Como faço para alocar despesas no departamento 2?

Entendo que poderíamos ter dividido a receita vinculando valores para ambos laboratórios.
Outro método, seria Debitar e Creditar mesma conta de despesa com Serviços, aumentando a despesa do laboratório 1 e reduzindo a despesa do laboratório 2.
Porém minha gerência me questionou sobre Debitar despesa no laboratório 1 e Creditar receita no laboratório 2. Isso é correto?
Não estou aumentando falsamente a receita, visto que o total já entrou no departamento 1 pela prestação do serviço da empresa?

Obrigada!

Guilherme Xavier de Lima

Guilherme Xavier de Lima

Bronze DIVISÃO 5 , Diretor(a) Geral
há 14 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 01:13

Penso que uma vez que a receita foi direcionada para o Departamento 1 todas as despesas do projeto deverão ser alocadas neste, onde o Departamento 2 deverá estar em sintonia quanto a forma de registrar ou efetuar os gastos, alocando-os como sendo do Departamento 1. Minha dúvida é quanto a existência de "despesa com mão de obra ou de pessoal", pois se estas existirem como alocar despesas do pessoal do Dep 2 no 1, uma vez que estes são "fixos"?

Digo de forma geral, pois não conheço a estrutura de sua empresa nem o que reza nos possíveis manuais orçamentários ou financeiros, caso a empresa os tenha.

De qualquer forma acredito que o "Debitar e Creditar" conta de Despesa pode e deve chamar a atenção de possíveis Auditorias e a coisa pode se estender ou até mesmo complicar.

Guilherme Xavier de Lima
Contabilista, WebDesign e Marketer
https://www.mutualidade.com

Bronze DIVISÃO 1 , Supervisor(a) Financeiro
há 14 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 08:57

Bom dia Guilherme e muito obrigada pela resposta.

As despesas de pessoal são fixas mas nos respectivos departamentos.
Não são alocadas num centro de custo único e posteriormente "rateadas", pois são contabilizadas por integração com o sistema de folha, já estando alocada cada pessoa para seu respectivo departamento.

Os orçamentos de despesas são realizados por departamento, assim se não orçada a despesa no departamento devido não será efetivada na contabilidade.

As receitas são vinculadas aos departamentos "manualmente" somente nos relatórios gerenciais, pois não há campo na contabilidade para vinculo com o Centro de Custo.

A questão é: se a despesa não ocorre no mesmo departamento da receita (que é o departamento "dono" do projeto), como "transferir" esta despesa para vincular ao projeto, sem interferir (com despesa sem receita) no resultado do departamento 2?

Obrigada,
Patrícia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade