x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 18

acessos 4.288

Auxílio Contabilidade em geral.

Thiago Peixoto dos Santos

Thiago Peixoto dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 11:20

Bom dia.

Ainda não tenho experiência na área de contabilidade.
Estou com um pouco de dificuldade no dia-a-dia no meu serviço e gostaria de que se alguém tiver algo para me recomendar: artigos para leitura, cursos(de preferência online, pois faço faculdade), livros , entre outros, ficaria muito grato.


Att,

Thiago.

Thiago Peixoto dos Santos
Contato: 98360-2996
Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 17:58

Boa tae Thiago,

Indico a leitura:

NBCT- normas brasileiras de contabilidade.
CPC - PRonunciamentos contábeis
Lei 11.638/2007
Lei 6.404/76
Princípios e Postulados Contábeis

Sites úteis: https://www.crc.org.br ( tem uns vídeos bons)
https://www.cpc.org.br

Você encontra tudo na internet, só procurar.


Não saia lendo tudo de uma vez, faça um cronograma de estudos, levante suas dúvidas e corra atrás.

Bons estudos.


Espero ter ajudado.





RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Quinta-Feira | 31 março 2011 | 21:53

Boa Noite, Thiago.

Além dos sites já citados (cfc e cpc) pelo sr. Rafael, sugiro também navegar o site http://www.cosif.com.br/ que tem excelentes artigos.

Tenho certeza o site da "COSIF"que vai contribuir muito para seu aperfeiçoamento, além dos sites do Conselho Federal de Contabilidade e do Comitês de Pronunciamentos Contábeis.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
antonio marcos bertoli

Antonio Marcos Bertoli

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 07:12

Olá - recebemos um balanço encerrado em 31/08 que em seu passivo constava lucros a distribuir 6.000,00 e lucros de agosto 4.000,00. pois bem fizemos o balanço de abertura de acordo com o de encerramento. verificando o livro diario constatamos que até 31/08 havia ocorrido distribuição de lucros a tres sócios no montante de 72.000,00. de set/2010 a dez/2010 houve mais 75.000,00. o lucro liquido do exercicio foi 147.000,00. totalmente distribuido. quais os lançamentos contabeis referente aos 6.000,00 de lucros a distribuir e 4.000,00 de lucros e agosto
bem como 72.000,00 distribuidos até 31/08 e os 75.000,00 de lucros distribuidos se setembro a dezembro

ANDRÉ L R PEREIRA

André L R Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 16:41

Boa tarde! Estamos recebendo em nosso escritório um cliente do Simples, prestador de serviços, que, vindo de outro escritório, não nos trouxe documentos, nem Demonstrativos Contábeis para nos basearmos em saldos anteriores e iniciarmos nosso trabalho. Alguém poderia nos orientar, baseado na legislação, de como podemos iniciar a escrituração do mesmo? Existe algum Balanço de Abertura que possamos realizar sem ferir os Princípios Contábeis?
Desde já agradeço!

Robson José Nardelli

Robson José Nardelli

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 17:00

Olá André.
É preciso que o antigo contador lhe entregue todos os documentos para que a partir de então você passe a exercer a responsabilidade. Aconselho você a procurar o outro contador.
O que pode ser feito é a abertura de um balanço zerado...
Não aconselho isso! Já fiz, mas não aconselho.

Robson José Nardelli
GENIVAL SOUSA LOPES

Genival Sousa Lopes

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 5 abril 2011 | 16:56

Boa Tarde.

Bom, sou Contador iniciante e nau to conseguindo fazer o calcula de apuração da diferença de aliquota. Pois nem se mesmo como iniciar, Pois queria o Passo a passo, e que as minhas empresas são optantes do simplis nacional, ficarei grato por esta ajuda..

Atenciosamente:

Genival Sousa Lopes
contabilista no MA.
Boa Tarde.


NOTA DA MODERAÇÃO
-Mensagem editada por ter saido duplicada.
-nau to ---> escrita inadequada para postagem

Robson José Nardelli

Robson José Nardelli

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 5 abril 2011 | 17:00

Olá Genival,
Deixe me tentar explicar. O DIFAL se aplica apenas a mesma BC do ICMS. Ou seja, o valor da nota é 1896,80, a BC é 758,72, o ICMS (supondo 12%) 91,04.
Até aqui a operação normal. O fato é que, caso essa mercadoria seja um bem de uso ou consumo ou ativo permanente oriunda de outro estado há o DIFAL. O que é o DIFAL? é nada mais que o "complemento" á alíquota que seria devida internamente.
No exemplo citamos o ICMS 12% na operação. Supondo que o interno seja 17%, temos 5% de DIFAL.
Com isso o DIFAL (cobrado apenas sobre a BC) seria de 37,93.
Compreendeu?

Robson José Nardelli
Juliano BR

Juliano Br

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 12:00

André eu pediria para o cliente o motivo da falta dos documentos, se estiver com o contador antigo vc pode pegar ou se o cliente perdeu vc terá que fazer anuncios em jornais, informar os ogãos compententes e pagar algumas multas, no caso de livros fiscais já vi empresa reiniciando a numeração. Não esqueça de fazer uma pesquisa da situação fiscal na RF do cliente, pois pode ser que ele esteja pendente com as obrigações acessorias a muito tempo como DIPJ ,DIRF, DCTF e tambem no Estado ou Junta comercial para verificar se de fato ele entrega os livros. Cuidado, investigue antes de fazer alguma coisa,as responsabilidade são grandes.

"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre"
Chaplin
Naiara Ribeiro Jaquete

Naiara Ribeiro Jaquete

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 13:40

Boa Tarde.

Não tenho muita experiencia na area de conatbilidade e o que mais me dificulta é a separação nas notas de entrada entre os produtos ST e as Vendas, eu gostaria de saber se existe alguma tabela que mostre todos os produtos STs de um supremercado.

Obrigado.

Naiara Ribeiro Jaquete

Naiara Ribeiro Jaquete

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 15:57

Olá Robson,

Recebi uma nota fora do estado de São Paulo, com o seguinte:
Feijão Car T1 Vasc 1 KG
Açucar Cristal Vasc 6x5
Açucar Cristal Vasc 15x2, todos com o CST 000 e o CFOP 6.101, tive que fazer dois calculos um para o produto ST e o outro pra as Vendas, a minha duvida é o seguinte: Porque que o Açucar de 6x5 é Venda e o Açucar ed 15x2 é produto St, qual a diferença o kl?

Robson José Nardelli

Robson José Nardelli

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 17:05

Olá Naiara, a Legislação Estadual depende da interpretação em cada estado. No teu caso, por exemplo, a diferença de fato é o kg a princípio. Pelo que vc falou, o tipo é mesmo em todos. Muitas vezes o peso é sim fator diferencial para se aplicar a ST.
O fato é que esta situação de substituição tributária, tem sido bastante controversa e discutida, pois medidas diferentes são tomadas e entendimentos controversos aparecem sempre.

Robson José Nardelli

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.