x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.982

Cessao de Credito da Divida Publica Externa

Nonemar Vicentin de Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 13:33

Boa tarde!

Estou com duvidas sobre a contabilizacao do seguinte caso:

Em dezembro/10 meu cliente comprou Creditos da Divida Publica Externa atraves de contrato registrado em cartorio e está utilizando esses creditos para pagamento dos impostos: PIS/COFINS/CSLL/IRPJ e IPI.

No mes de janeiro ele utilizou esse credito para quitar os impostos ref. 12/10.

Para cada imposto compensado foi recolhido um darf de R$ 15,00 com os seguintes codigos: 7540, 7581, 7647, 7650 e 7634 onde consta um numero de processo e a seguinte frase: "Pagamento complementar RF deposito cc 1181.795.00003866-0 -7389"

O advogado que efetuou a transacao nos orientou a informar na DCTF que os impostos estao sendo suspensos com depósito.

Entao minhas duvidas são:

1 - isso é uma compensacao ou suspensao?

2 - se é suspensao, como devo proceder com a contabilidade? Debito o imposto a recolher e credito o credito a compensar e escrevo somente no historio que é suspensao ou deixo os impostos em aberto na contabilidade?

3 - ele mandou os comprovantes de depósito somente no mes de janeiro e nos meses de fevereiro e março ele nos disse que nao tem novos depositos e nos devolvou os darf's sem recolhimento.

Desde ja agradeço a ajuda.

Nonemar

Assist. Contabil
Americana/SP
Julio

Julio

Iniciante DIVISÃO 5 , Consultor(a) Negócios
há 14 anos Segunda-Feira | 4 julho 2011 | 21:15

Nonemar, Boa noite!

Eu achei estranho os procedimentos. Pois os Créditos que a minha empresa vende, tem poder para o PAGAMENTO dos tributos, e não a sua compensação e/ou suspensão. Isso quer dizer que ha a possibilidade de tais tributos poderem voltar a tona como divida-ativa para a empresa uma vez que temos 5 anos para a devida homologação provinda da Receita Federal. Devemos tomar cuidado pois no mercado estão aparecendo empresas vendendo tais créditos que não existem, forjando procedimentos e jogando as responsabilidades para os escritórios contábeis. Por que "forjar" uma DCTF, PERDCOMP é muito simples, fato este pois o fisco confia na idoneidade do contribuinte.

Em um outro tópico voce mencionou que o cliente teve um deságio de 80% ou seja, de 1 milhao, pagará 200 mil, o deságio é muito grande, gerando-se suspeita, pois em nossa empresa vendemos os créditos com o deságio de no maximo 30%.

Gostaria de saber se ha realmente a veracidade desses créditos, pois até eu compraria nesses termos.

Att,

Julio

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2011 | 16:47

Julio, boa tarde!

Na verdade a compra desses credito acabou nao se concretizando pois realmente nao eram validos e meu cliente foi obrigada a parcelar todos os impostos que nao foram recolhidos, pois a Receita nao aceitou os tais creditos.

Mas se ele houvesse se concretizado seria sim com o desagio de 80% inclusive mencionados em contrato registrado e tudo.

De qualquer forma agradeco sua resposta.

Assist. Contabil
Americana/SP
Leonardo

Leonardo

Iniciante DIVISÃO 1 , Consultor(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 10 fevereiro 2012 | 14:41

Julio, boa tarde!

A sua empresa possui algum produto para redução do ICMS (Estado de São Paulo)?

Se possível, nao seja através de precatórios.

Grato,
Leonardo.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies