x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 693

Organização para Contabilização

Carlos Cesar

Carlos Cesar

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 13 abril 2011 | 10:31

Bom dia a todos ! A algum tempo venho acessando o forum e ja sanei inumeras duvidas pesquisando os tópicos. Porém a duvida que tenho no momento não encontrei ainda nos tópicos antigos, e se a postagem estiver no local errado, por favor me desculpem.

Apesar de trabalhar num escritorio contabil a muitos anos, a mais de 10 anos que não atuo na área contabil. Fiquei um tempo no Depto Pessoal depois fui pro Fiscal e nos ultimos anos fiquei apenas na área administravia e adm de condomínios. Como uma funcionaria vai ter bebê, vou ser realocado para esse setor. Até aí na teoria não tem muita novidade (até comprei um Guia Contabil IOB para me auxliar), mas na pratica confesso que estou enferrujado. Como ainda tenho alguns meses para me preparar, quero ir estudando novamente desde já...

Minha pergunta aos mais experientes é a seguinte:

-Como vcs organizam o trabalho para não deixar passar nenhuma obrigação. VCs fazem os lançamentos seguindo a ordem cronológica dos fatos (de acordo com os extratos bancarios) ou fazem os lançamentos de acordo com o tipo> Ex.: Primeiro lançam receitas, depois despesas, etc...

Após os lançamentos normais, alguem saberia me indicar uma "ordem" para os demais lançamentos. Ex: Depreciação, Impostos, etc..

Não sei se consegui ser claro nas minhas duvidas, mas de antemão agradeço a ajuda de todos.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 abril 2011 | 23:24

Carlos
Boa Noite


Para o controle de obrigações atualmente temos um sistema próprio que controla gera e controlas as obrigações considerando tributação, atividade, prazos,etc...mas antes do sistema faziamos o controle na velha e boa planilha de excel, montavamos a agenda do ano considerando o prazo de entrega de obrigações e criavamos o cronograma considerando a necessidade de sempre antecipar os dados para não deixar para ultima hora.

Quanto a contabilidade orientamos os nossos clientes a sempre organizar os documentos contábeis de acordo com o extrato bancario, fica mais fácil para conciliar, após esses lançamentos fazemos a integração fiscal e trabalhista, fazemos a depreciação e por fim conciliamos as contas contábeis.

Mas tudo isso vai depender mesmo de como é o próprio processo do escritório que vc trabalha, o sistema que vc usa e a organização de seus clientes.

Sugiro que vc se atualize também quanto as mudanças contabeis ocorridas nos ultimos anos como a Lei das SAs (lei 11638/2007), IFRS, SPED, etc.

Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.