x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 7.255

Controle Ativo Imobilizado

Thiago Lucena

Thiago Lucena

Bronze DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 14 abril 2011 | 13:41

Pessoal Boa tarde,

Trabalho em uma empresa que o ativo imobilizado dela é muito grande, a empresa é muito nova tb e estou pensando em fazer um programa de concientização,ou seja, demonstrar para as pessoas a importancia de vc cuidar do patrimonio e os benefícios que isso trara pra cada pessoa.
Alguém ja ja fez algo parecido?gostaria de algumas sugestões.

Abraços.

Cristiano

Cristiano

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 22:32

Boa Noite,,

Sim, minha sugestão seria você apurar um Inventário Patrimonial deste ativo, de forma detalhada e montar controles tipo: depreciação, custos de manutenção, variação (aumento/diminuição) do valor do mesmo, etc. A datação, cadastro e controle patrimonial é de muita vália para uma situação destas, pois a depredação e a apropriação são ações comuns, caso a empresa seja muito grande.

Att.

"Não se pode obter uma boa reputação, na base daquilo que ainda pretendes fazer"
Henry Ford
Gerlan Carioca

Gerlan Carioca

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 14:38

Olá Thiago,
Em agosto de 2010 fui contratado por uma empresa para fazer o controle patrimonial pois a mesma não tinha, ela comprou um programa especifico pra isso CAF da CM Soluções, eu fiz um levantamento em toda empresa de todos os bens, anotei manualmente em uma planilha e fui etiqetando com uma etiqueta de metal com o codigo de barras, foram quase 5 mil itens, depois peguei os arquivos das NF dos últimos 5 anos fui localizando a NF referente a cada bem, digitei tudo numa planilha no exel com uma formula que me dava o valor bem atualizado e depreciado, imprimi essa tabela e lançei tudo no sistema CAF que é integrado com a Contabilidade, como a empresa não tinha um controle eficiente do imobilizado deu uma diferença e ai antes de começar a rodar o CAF integrado com a contabilidade, tivemos que fazer ajustes na contabilidade e juntamos todo o documento feito para ter-mos rspaudo junto ao fisco. Cadastrei todos os Setores e cada um com um responsável pelos bens, eles tinham que estar sempre me informando qualquer acontecimento refente os bens, hoje a empresa sabe o que tem, onde estão, quantos foram danificados ou descartados, etc. Tem um controle total de todo o Ativo Imobilizado. O programa é bem completo, faz a depreciação mensal, faz qualquer tipo de baixa, ou seja faz todo o movimento relacionado ao Ativo Imobilizado e tudo integrado com a contabilidade. Todos os funcionários da empresa foram concientizados da importancia da preservaão do patrimonio da empresa, a medida que eu ia passando pelos setores ia informando aos funcionarios, e os gerentes dos setores foram reunidos e informado d como deveriam proceder.

Escrevi muito, mas espero ter ajudado em alguma coisa.
Abraços

Gerlan Carioca

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade