x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.596

Contabilização da Receita da Venda de Software

Edson Neves Filho

Edson Neves Filho

Bronze DIVISÃO 2 , Controller
há 14 anos Sábado | 23 abril 2011 | 16:48

Boa tarde pessoal! Como sou recém cadastrado neste forum, eu estou tentando encontrar se já discutiram sobre a contabilizações da Receita e os Impostos na Comercialização de Software (1) por Cessão de Licensa de Uso- SW está pronto, só usar, (2) por Desenvolvido a Pedido do cliente e a (3) Prestação de Serviços de customização, treinamento e esclarecimento de dúvidas. Alguém poderia me indicar onde encontro resposta para isso.

Atenciosamente

Cristiano

Cristiano

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 22:28

Boa Noite,,

Ao meu ver, deve-se realizar as receitas da mesma forma que uma empresa normal, somente dando atenção a o que é Geração de Receita Via Prestação de Serviço, o que é a Geração de Receita Via Aluguel de Utilização de Software, e/ou o que é a Geração de Receita Via Pedido de Alteração/Personalização. Todos integrantes dentro da Classe (DRE), Receitas, e seus Impostos Provenientes na sequencia, em conformidade a estrutura padrão legal da Lei 6.404/1976:

" Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;[...]
"

Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6404consol.htm

Att.

"Não se pode obter uma boa reputação, na base daquilo que ainda pretendes fazer"
Henry Ford
Edson Neves Filho

Edson Neves Filho

Bronze DIVISÃO 2 , Controller
há 13 anos Domingo | 3 julho 2011 | 09:59

Quero agradecer ao Cristiano e à Rosa pela resposta que me enviaram. Como a contabilização em IRFS exige apropriação da receita de manutenção de SW pelo periodo a que a manutenção cobre eu torcia encontrar alguém que tivesse conseguido algo parecido em BR GAAP. Talvez uma saída fosse emitir 12 NF e não uma pelo total do valor acordado como manutenção de SW. Mas ai, abriríamos mão de entrada de caixa, que sendo uma NF só, ela seria no máximo, em 30 e 60 dias e não em 12 vezes com NF mensais. Será que alguém já enfrentou esse tema e gostaria de compartilhar neste forum?

Bom domingo ao Cristiano e Rosa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade