Débora Felizardo
Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar EscritórioComo lanço seguros adquiridos no banco? Posso criar uma conta apenas para isso?
respostas 10
acessos 1.135
Débora Felizardo
Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar EscritórioComo lanço seguros adquiridos no banco? Posso criar uma conta apenas para isso?
Gustavo Henrique Vieira
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeBoa tarde!
Débora,
Lançamento de seguro é basicamente da seguinte forma, vou usar aqui uma simulação de um valor de R$1.200,00 para relativo a um ano e adquirido em 1º de janeiro:
Se o pagamento for a vista
D- Seguros (AC) 1.200,00
C- Caixa/Banco (AC) 1.200,00
Se o pagamento for a prazo
D- Seguros (AC) 1.200,00
C- Contas a pagar (PC) 1.200,00
A cada mês, pelo regime de competência, você devera baixar o valor na conta Seguros para a conta despesas, como o seguro é referente a um ano (12 meses) dividimos o valor total do seguro por 12, 1.200/12 = 100, a cada mês você deve fazer o lançamento abaixo:
D- Despesa Seguros (CR) 100,00
C- Seguros (AC) 100,00
Se você utilizar muito o seguro em sua empresa, é bom ter uma conta para cada tipo de seguro.
Débora Felizardo
Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar EscritórioMas é seguro de banco, lanço da mesma forma?
Gustavo Henrique Vieira
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeVocê está se referindo àqueles seguros bancários referentes a proteção de cartão de débito contra roubo por exemplo ? Se for é diferente. Diga-me melhor a que seguro você está se referindo.
Débora Felizardo
Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar EscritórioIsso, seguros bancários, aqueles que os clientes acabam fazendo decorrente ao fato de terem feito empréstimos.
Gustavo Henrique Vieira
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeBem... se for o caso de um espréstimo bancário, o seguro é lançado direto como despesa, e o lançamento deve seguir os preceitos do valor justo dado pelo Pronunciamento do CPC 15. O lançamento seria assim:
D- Banco conta movimento (AC)
D- Despesas financeiras (CR)**
C- Empréstimo Banco (PC)
** Aqui entra o valor do seguro e de outras despesas decorrentes da transação.
E não é necessário criar uma conta única para a despesa de seguros sobre empréstimos caso você tenha um bom plano de contas.
Espero ter ajudado.
Débora Felizardo
Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar EscritórioMas ele é cobrado a parte do valor da prestação
Gustavo Henrique Vieira
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeSe ele é cobrado por fora do valor da prestação e caso seja um seguro com vigência até o término das prestações então o lançamento é identico ao primeiro que eu te falei, você deve dividir o valor do seguro até o fim das prestações e ir reconhecendo a despesa mês a mês pelo regime de competência.
Débora Felizardo
Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar EscritórioMuito Obrigada Gustavo!
Débora Felizardo
Prata DIVISÃO 4 , Auxiliar EscritórioSe fosse seguro de vida só do proprietários seria o mesmo lançamento? Estou fazendo a conciliação bancária, mas ainda vou ligar para o cliente e perguntar a que se refere esse seguro descontado no banco, mas acredito ser algo de conta, ou emprestimo o valor é tão baixo, apenas 3,00/mês.
Gustavo Henrique Vieira
Bronze DIVISÃO 5 , Analista ContabilidadeSe fosse um seguro de vida, você teria parcelas a pagar todo mês, além do mais teria que dividir no curto prazo e longo prazo para evidenciar corretamento os valores no balanço patrimonial. Confirme com seu cliente a que se refere esse seguro, realmente é um valor muito baixo.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade