x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 15.932

Sinistro de mercadorias no transporte

Sergio Augusto Abussamra

Sergio Augusto Abussamra

Iniciante DIVISÃO 5 , Gerente Administrativo Financeiro
há 15 anos Quinta-Feira | 5 maio 2011 | 10:30

Senhores, Bom dia!

Venho solicitar o apoio em relação a situação de sinistro de mercadorias no transporte conforme a seguir:

A empresa adquiriu materia prima de fornecedor de outro estado e a negociação comercial estabelecida ao preço da mercadoria foi valor FOB, ou seja, frete por conta do adquirente. Durante o trajeto da mercadoria, ocorreu o sinistro da mercadoria com perda total.
Diante do exposto, pergunta-se:

Devo contabilizar a nota fiscal do fornecedor?
Posso contabilizar os impostos incidentes na compra da mercadoria? (ICMS, PIS e COFINS)
Como contibilizar a indenização da seguradora?
Devo faturar a mercadoria sinistrada para seguradora?

Certo de vossos apoio.

Atenciosamente.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 16 maio 2011 | 20:26

Sérgio, boa noite.

Mesmo sua consulta sendo pertinente às areas federal e estadual, simultaneamente, cujas postagens deveriam ser direcionadas separadamente em cada sala, segue meu ponto de vista a respeito:

Devo contabilizar a nota fiscal do fornecedor?

Por ter havido fato gerador, a nota fiscal deverá ser escriturada normalmente em seus registros.

Posso contabilizar os impostos incidentes na compra da mercadoria? (ICMS, PIS e COFINS)

Tendo ocorrido o fato gerador, os créditos deverão ser apropriados normalmente e estornados em seguida, conforme exposição abaixo.

Devo faturar a mercadoria sinistrada para seguradora?

De posse das devidas ocorrências, deverá emitir NF baixando as mercadorias pelo preço de custo, tributando-as pelo ICMS, se for o caso, mencionando nº da ocorrencia policial no corpo da NF e outros dados exigidos pela seguradora.

Neste momento, deverá estornar os créditos apropriados quando da escrituração da nota fiscal de entrada.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Fábia Garcia

Fábia Garcia

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 10:11

Prezados Senhores, bom dia!

Temos um cliente que faturou várias notas fiscais para seus clientes e os enviou por uma transportadora (frete por conta do emitente). A transportadora sofreu acidente durante o transporte e todos os materiais foram perdidos. A empresa faturou novamente todas as notas fiscais e enviou novos produtos para os clientes.
Como deverá proceder em relação aos impostos? Poderá estornar o ICMS e IPI destacados nas notas fiscais que houveram o sinistro? Como efetuará a baixa dessas notas fiscais em seu sistema, visto que cada destinatário efetuará o pagamento da 2ª nota fiscal, pois a NF não chegou até o destino?

Desde já agradecemos a atenção.

wanderson maciel de lima

Wanderson Maciel de Lima

Iniciante DIVISÃO 1 , Faturista
há 14 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2012 | 17:55

Bom dia Senhores,

Faturei uma NF para um cliente por uma transportadora (frete por conta do emitente). A transportadora sofreu acidente durante o transporte e todos os materiais foram perdidos. Eu faturei novamente a nota fiscal com os mesmos produtos.
Como eu devo proceder em relação ao ocorrido?

Desde já agradeço.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies