
Geraldo Bastos
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeOi,
Boa noite a todos!
Alguém poderia me explicar de forma simples e objetiva o que é SPED CONTABIL, como se faz e envia?
respostas 2
acessos 1.177
Geraldo Bastos
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeOi,
Boa noite a todos!
Alguém poderia me explicar de forma simples e objetiva o que é SPED CONTABIL, como se faz e envia?
Heloisa Motoki
Consultor Especial , Contador(a)Geraldo
Boa noite
O sped contábil é uma obrigação acessoria em que é enviado para Receita Federal a movimentação eletronica detalhada da empresa substituindo o livro diário de papel, exigido para empresas do lucro real registradas na junta comercial.
A obrigação deves ser feita no sistema eletronico de contabilidade, gerado o arquivo e enviado para RFB através de programa próprio, através dele é feito também o registro na junta comercial.
Esse ano a implantação do plano referencial passa a ser obrigatorio o que possibilitara a Receita comparar a movimentação da empresa com outras do mesmo ramo, analisar contas especificas, etc.
O livro deve ser assinado atraves de certificado digital A3 pelo representante da empresa e contador, ambos com e-CPF.
Para mais informações sugiro a consulta no site da Receita diretamente no portal do Sped.
Espero ter ajudado
Heloisa Motoki
Geraldo Bastos
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeObrigado Heloisa, tenho um comércio e ouço muito essa palavra, daí a minha curiosidade.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade