Tânia Regina Pinto Sousa
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Prezados, gostaria da ajuda de vocês para a análise da seguinte questão:
Estou com um cliente que tem 02 empresas. Uma é de serviços e venda e a outra é só vendas. Porém está passando por uma situação ruim. A de vendas está parada. Estou atualizando a contabilidade porque ele está pensando em fechar ou fazer uma alteração contratual mudando completamente o objetivo da empresa. E a outra movimenta bem pouco. Mas tem certificação digital e envio as declarações. A que está parada desde quando começou a obrigação de enviar as declarações com certificação que não envio, pois ele não fez e na época até passei uma procuração para enviar com a minha mas ele não reconheceu. Em resumo, está devendo as declarações desde esse período.
Agora ele está prestando serviços a uma empresa como pessoa física. Mas antes ele prestava serviços a essa mesma empresa como pessoa jurídica. Acontece que segundo ele houve uma época em que essas empresas pagavam o IR reduzido (segundo ele, de acordo com a lei). Só que agora a Receita Federal está cobrando as diferenças desses impostos pagos a menor. A empresa entrou com uma ação contra a Receita por conta disso. Eles acham que irão ganhar pois muitas empresas também estavam fazendo isso. Como a ação está correndo e eles estão achando que pode durar mais do que um ano, e acredito que também pensando na possibilidade de perder a causa, veja o que ele está querendo fazer. A empresa que transferir (vender) 17 carros para uma das empresas dele. E eles mesmos irão depositar +- R$300.000,00 na conta da empresa desse meu cliente para ele pagar a compra dos veículos. E ele quer que eu registre como patrimônio da empresa. Para após o resultado da justiça tornar a fazer a transferência(vender) a depender do resultado. Eles querem fazer isso para que a justiça não penhore esses veículos. E esses veículos serão alugados pela própria empresa que os está vendendo.
Então meus amigos, o que ele quer saber é qual o impacto que essa entrada terá na empresa dele. Se haverá impostos a pagar, quer que eu mantenha a contabilidade.
Se ele transferir para a empresa que tem como objetivo a venda de produtos não poderá alugar esses carros para a outra empresa. E se ele fizer a transação com a empresa que tem como objeto serviços e vendas então ele poderá trabalhar alugando os carros.
Dá para me ajudar nessa análise?
Agradeço desde já.
Obrigada.