x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 22.727

Contabilidade de Imobiliárias -principais dúvidas

DOUGLAS TEIXEIRA LACORTE

Douglas Teixeira Lacorte

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 21:32

Olá pessoal!

Irei iniciar a prestação de seviços contábeis a uma empresa do ramo de administração e vendas de imóveis, uma imobiliária.

Contudo, sei que existem algumas particularides do setor, e sendo assim, solicito a ajuda dos colegas, se possível, para esclarcer alguns pontos, os quais seguem abaixo:

1 - Como contabilizar a Receita de alguel e venda de imóveis? seria uma espécia de comissão, uma vez que o imóvel não faz parte do Ativo da empresa?

2 - Como classificar contabilmente o imóvel que a imobiliára está prestando o serviço de administrar o aluguel ou gerenciando a venda?

Lembro que essa empresa não possui os imóveis, ela apenas presta o serviço de adminsitração do mesmo(com o recebimento e repasse do aluguel) e também, se for o caso, a venda do mesmo(retendo apenas a comissão).

Gostaura de saber também se alguém possui um modelo de plano de contas voltao para o setor, e se poderia indicar algum material para leitura, afim de entender melhor a dinâmica da área.

Dese já agradeço a todos, tenham uma ótima semana!

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 21:46

Boa noite Douglas,

As particularidades de uma administradora de aluguel é bem simples, más depende da forma em que cada uma trabalha, geralmente a empresa tem a carteira de cada cliente para melhor controlar, portanto, você deve verificar o seguinte: Como a empresa irá receber as comissões, caso ela vai receber somente após a emissão da nota fiscal, você deve proceder a emissão da nota fiscal com os devidos destaques de imposto e reconher a provisão na contabilidade.
Porém o mais praticado no mercado é a cobrança da comissão no momento do recebimento e repassando ao cliente somente o valor liquido, da mesma forma você deverá emitir a nota fiscal e reconher na contabilidade.

Quanto ao plano de contas, tenho, más não pode divulgar por motivos éticos, pois constam nome das empresas, posso te auxiliar em adptar o seu plano de contas.

Att.
Eder Gomes

DOUGLAS TEIXEIRA LACORTE

Douglas Teixeira Lacorte

há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 22:02

Muito Obrigado Éder! Estou criando o meu, gostaria de criar um grupo no passivo, como o nome VALORES A REPASSAR, e dentro desse grupo controlar os valores que são recebidos de aluguel e que devem ser repassados aos clientes. Oque vc acha?

Gostaria de saber também como é feita a contabilização dos valores recebidos de condomino, IPTU e CMBERJ e como seria a contabilização desse recolhimento por parte da imobiliária.

Entendo que os imoveis não devem ser contabilizados, pois não pertecem a empresa, mas sim aos clientes. Concorda com isso?

Bem, acho que são os pontos pricipais que diferem o setor das demais atividades, porém se tiver algo mais sobre o assunto, por favor, sinta-se a vontade.

Agradeço pela força, abraço!

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 22:10

Boa Noite Douglas,

A questão dos Valores a Repassar, você tem duas possibilidade:

1ª dentro do Passivo Circulante.
2ª conta Redutora do Ativo. (Eu gosto de usar essa).

Más essa colocação sua está correta.

Como é esse condomino? tem varios tipos. Da um exemplo.

Claro os imoveis não tem necessidade de integra alguma conta patrimonial.

Att.
Eder Gomes

DOUGLAS TEIXEIRA LACORTE

Douglas Teixeira Lacorte

há 13 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 22:20

Oi Éder,

O condominio é o que aparece no recibo de alguel que o inquilino para a imobiliária, porém a mesma deve repassar esse valor para a administração do condominio...o mesmo acorre com o IPTU e a CBMERJ, que são responsabilidades do inquilino e tambem aparecem no recibo de alguel e também são recebidos pela imobiliária, porém devem se repassados ao minicipio e aos bombeiros.

Como vc sujere a contabilização desses eventos?

você disse que tem um plano de contas, porém para conservar o nome das empresas não poderia transmití-lo. Contudo, tem como me passar apenas o esqueleto do mesmo, sem nomes, apenas descrições genéricas das principais contas do setor?

Éder, novamente obrigado pela ajuda!

Eder Gomes de Araujo
Articulista

Eder Gomes de Araujo

há 13 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 21:30

Caro Douglas,

Me passa um e-mail para @Oculto, que te repasso o plano de contas. A questão dos valores de condominio,iptu entre outros, para você não faz a diferença, portanto deve ser registrada em conta de valores a repassar.

Att.
Eder Gomes

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade