Edson
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Empresa provisionou Cheque a pagar (Fornecedor) a mais de dois anos, existe tempo para que possa dar a baixa nesse cheque? Como seria o lançamento de baixa? Obrigado.
respostas 8
acessos 16.810
Edson
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Empresa provisionou Cheque a pagar (Fornecedor) a mais de dois anos, existe tempo para que possa dar a baixa nesse cheque? Como seria o lançamento de baixa? Obrigado.
Ana Zilia
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Edson
boa tarde
a empresa deu o cheque para o fornecedor , porem esse nao o descontou, é isso?
Edson
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)Isso!
Pagou o fornecedor com cheque, mesmo fazendo mais de 2 anos da data prevista para desconto ainda não foi sacado.
O valor ainda continua provisionado em cheques a pagar, mas provalvelmente o fornecedor perdeu o cheque.
Existe algum prazo para que eu possa dar baixa no cheques a pagar? Como seria o lançamento dessa baixa?
Ana Zilia
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Edson
bom dia
prazo nao tem, porem estou com um problema semelhante ao seu, no caso do lancamento contabil, e fiz uma pesquisa com um professor, creio que segunda-feira ele me responda, eu posto aqui a resposta
isso se alguem nao responder antes,
abraços,
Ana
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)Edson e Ana Zilia, boa noite.
Segundo normas do Banco Central do Brasil, os cheques prescrevem em seis meses.
Desta forma, decorrido o prazo acima sem que o cheque tenha sido compensado, emitente fará os seguintes lançamentos:
D - Cheques a Compensar (PC)
C - Fornecedores (PC)
(caso venha a reconhecer o débito ainda em aberto para com terceiros).
Att
Hugo.
Jorge da Silva Lisboa Neto
Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)Boa tarde amigos,
eu acredito que independente do prazo estabelecido pelo banco central, o nosso cliente deve entrar em contato com seu fornecedor para verificar o ocorrido, caso o cheque nao tenha sido compensado mas haja a intencao ainda, o mesmo deve ser mantido na concilacao bancaria, caso o fornecedor nao va compensar o cheque o mesmo deve ser retirado da conciliacao bancaria.
Eu nao utilizo esta conta de cheques a compesar.
Sandra Silva
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
Hugo, como lançamento inicial, realizamos:
D - Fornecedores
C - Cheque a compensar.
O nosso cliente passou este cheque para terceiros, ou seja, minha dívida com ele está quitada, porém o cheque já passou do prazo de compensação. Como posso dá baixa neste cheque?
Inicialmente pensei em reconhecer como receita. Estaria correto?
Grata,
Sandra
Francisco Avelino Jorge
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)boa tarde,
O fato de o cheque não ter sido compensado nesses dois anos não exclui a dívida da empresa que o emitiu, pois apesar da prescrição do cheque ser de 6 meses para fins de compensação bancária, para cobrança judicial existem outros meios, o que pode vir a ocorrer neste caso.
Sugiro, portanto a manutenção da dívida na conta atual e após cinco anos de vencido fazer essa baixa, pois desta forma estará em conformidade com o código civil 2002 e do codigo de defesa do consumidor (art. 206, § 3º, VIII do CC, combinado com o art. 43, § 5º do CDC), sendo que o código civil diz que a dívida após dois anos não pode ser mais cobrada.
Acredito que a lesgislação do Imposto de renda e as normas de contabilidade deve regulamentar isso também, mas infelizmente não tenho aqui de imediato pra lhe ajudar. Favor dar um pesquisada e inclusive postar o que encontrou sobre o assunto.
Espero ter ajudado.
Sandra Silva
Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
Ajudou sim Francisco. Obrigada
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade