x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.780

Salario familia

Marcos Dione

Marcos Dione

Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado
há 17 anos Sábado | 26 maio 2007 | 09:59

Bom dia, eu contabilizo salario familia dessa forma:
D - inss a recolher
C - salarios a pagar

mas eu tenho um colega de trabalho que está questionando que eu estou errado, tem alguma outra forma de contabiliza lo?

RAIMUNDO NONATO DULTRA DO VALE JÚNIOR

Raimundo Nonato Dultra do Vale Júnior

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 17 anos Sábado | 26 maio 2007 | 10:55

Olá, tudo bem????
Olhe, a regra é simples. Quem paga é o Governo, o empresário simplismente antecipa, ganhando assim um crédito por este valor. N existe regra constituída para contabilização. O importante é que seja compensado este crédito com o Governo. Ou seja, a regra que vc está usando está certo, porém havendo casos mais complexos de folha de pagamento poderá ser realizado qualquer outro método, portanto que seja compensado corretamente tal crédito.

Boa sorte...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Sábado | 26 maio 2007 | 16:48

Boa tarde Marcos,

O Salário Família é um direito dos funcionários e como tal, deve ser pago juntamente com outros proventos a que faça jus, tais como salário, horas extras e adicionais. Por outro lado, o ônus cabe a Previdência Social, o que significa dizer que a empresa paga para o funcionário e "desconta" este valor daquele que deverá ser pago a Previdência simplesmente diminuindo-o na GPS.

Contabilmente você pode registrar o fato de duas maneiras:

a) - Reconhecer a despesa levando-a a débito da conta "Salário Família" nas Contas de Resultados e a crédito da conta "Folha de Pagamento" no Passivo Circulante e em seguida sua recuperação levando-se a débito da conta "INSS a Recolher" no Passivo Circulante e a crédito da conta que registrou a obrigação na Contas de Resultado, conforme abaixo:

D - Salário Família (CR)
C - Folha de Pagamento (PC)

D - INSS a Recolher (PC)
C - Salário Família (CR)

b) - Não reconhecer a despesa lançando-a diretamente a débito da conta "INSS a Recolher" no Passivo Circulante e a crédito da conta "Salários a Pagar" ou "Folha de Pagamento" no Passivo Circulante, tal como você faz.

As duas formas de classificação e contabilização levam ao mesmo resultado e a diferença fica por conta de que no exemplo (a) permanece o registro da despesa com o Salário Família e o respectivo reembolso mês a mês, enquanto que no exemplo (b) este registro fará parte dos proventos da Folha de Pagamento que se lançados pelo total não fornece condições do controle específico para cada provento.

Pelo exposto, fica fácil concluir que a contabilização na forma elaborada por você também está correta.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade