x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 4.736

Depreciação Ativo Imobilizado

patricia souza

Patricia Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 30 maio 2011 | 14:42

Boa Tarde,

Gostaría de uma orientação de como proceder quando uma firma nunca fez lançamentos de Depreciação do Ativo Imbilizado e quer passar a fazer. Bom esta firma é de Educação/Sem Fins Lucrativo e existe a anos.
Gostaría de uma forma mais rápida, fácil e correta é claro.
Desde já obrigado.

Renato Mariano de Souza

Renato Mariano de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 1 junho 2011 | 19:05

Ola Patricia

Entendo que você precisa primeiramente saber quais são estes ativo imobilizado.
Imobilizado pode ser:
- Veículos
_ Moveis e Utensilios
- Terreno
- Predio
lembrando que sem isto não tem como saber a taxa de depreciação para ser usado, pois tem que ser especifico.

Tem que pegar a nota fiscal para saber quando foi compra e começado a utilizar pela entidade.

patricia souza

Patricia Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 15:09

Boa tarde Renato,
Primeiramente obrigado p/sua atenção.
Bom são todas as contas que podem fazer parte de um imobilizado, como falei elas nunca foram depreciadas ou sofreram atualização de Mercado, que sería o caso da conta imóvel. Pelo que entendi, vc sugeri que seja capturadas todas as notas fiscais para depois fazer a depreciação. Tinha esperanças que pudesse ter uma forma menos complicada, "a firma em questão existe a mais de 40 anos". Essa sería minha dificuldade. Tem alguma outra idéia???

Ricardohy

Ricardohy

Iniciante DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 23:14

Olá Patrícia.


A forma correta seria fazer a análise da vida útil do imobilizado conforme CPC 27 E ICPC 10 que trata do Ativo Imobilizado.
Seria necessário fazer a depreciação do imobilizado com base na vida útil do último exercício que foi encerrado e fazer os lançamentos abaixo:

D - Lucro/Prejuízo acumulado - PL (uma vez que nunca foi depreciado)
C - Depreciação acumulada - ATV

Logo após calcular a depreciação do exercício atual e lançar:

D- Despesa com Depreciaçao - DRE
C- Depreciação acumulado - ATV

Não é a forma mais rápida, mas é a forma correta.

Espero apenas que você tenha controle do seu imobilizado, como uma composição analítica, com a data de aquisição, data de ativação, valor de custo.

Espero ter ajudado em vez de complicado, rs!

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 09:00

Patrícia,

No meu entendimento, você terá que fazer um levantamento do imobilizado, um por um, pela data de aquisição, especificando um a um, e fazer a depreciação desde a data de aquisição até 31.12. 2.010, sendo assim cada bem vai ficar corretamente depreciado; a depreciação deverá ser lançada em despesas. Olhe a legislação do Imp.renda que há uma tabela de depreciação p/cada tipo de bem.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
patricia souza

Patricia Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Domingo | 5 junho 2011 | 11:51

Caros colegas, bom dia!

Entendi que preciso fazer realmente um levantamento de todo bem Imobilizado da empresa. Infelizmente não possuo as fichas com a composição analítica, o antigo Contador não fazia esse controle, a depreciação e a correção desses Bens. Portanto o caminho sería resgatar essas informações pelo Razão e Diário desde a época de criação da empresa, correto?

Bom, até 1995 era feito correção, vou depreciando e corrigindo até essa data, correto?
Lanço o resultado disso tudo em 2011.

Vocês podem me auxiliar com um exemplo prático?


Desde já agradeço.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 6 junho 2011 | 08:16

Patricia,
A solução é esta mesma,só que eu faria um levantamento na empresa do imobilizado existente hoje e trabalharia apenas com o mesmo(claro se a contabilidade estiver atualizada) deixando a contabilidade de acordo com a realidade da empresa.Seria melhor alguém de mais perto tentar de ajudar p/telefone, se você não conseguir, o meu é Oculto.

Um abraço.

Rogerio de Souza Santos
Renato Mariano de Souza

Renato Mariano de Souza

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 6 junho 2011 | 09:27

Ola Patricia Souza


Como você tem o valor residual dos bens de acordo com os livros contábeis, até 1995. Então eu procederia da seguinte maneira, corrigia até momento atual, como você mesmo propos.
Mas não lançaria tudo no resultado de 2011, e sim, ajustaria no patrimonio liquido em 2011 o valor até 31/12/2010, pois acredito que a sua contabilidade, já esteja fechada nestes periodo e lançaria no resultado de 2011 os valores correspodente deste período.


O lançamento do ajuste em 01/01/2011 os valores corrigidos de 1995 até 31/12/2010.

D-Lucros ou Prejuizo Acumulado (PL)
C- Depreciação Acumulada (ANC)

O lançamento apartir de 01/2011 até atualmente.

D- Depreciação (CR)
C- Depreciação Acumulada (ANC)

Nota:
PL - Patrimônio Líquido
ANC- Ativo não Circulante
CR - Conta de Resultado

Patricia não sei se eu pude ajudar, mas de acordo como você explicou eu vejo como melhor opção está maneira.

att.

patricia souza

Patricia Souza

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 7 junho 2011 | 14:43

Boa tarde Senhores, obrigado pela atenção,

a correção que eu estava me referindo sería a obrigada por Lei que findou em 1995. No Imobilizado era obrigatório fazer a Correção Monetária e a Depreciação, e em 1995 acabou a Correção, Correto? Bem o Imobilizado da minha empresa nunca foi feito a correção e nem depreciado. Como foi sugerido para eu fazer a depreciação desde a época inicial, que sería a de abertura da firma (1971), eu devo fazer a correção que era exigido até 1995 e seguidamente Depreciar? As taxas vão ser as correspondente a cada ano na ocasião?

NIVALDO TAVARES DE CARVALHO

Nivaldo Tavares de Carvalho

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 12 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 08:54

Bom dia, Prezados.

A situação e a seguinte:

Estou fazendo levantamento de todos os bens da empresa.


Vamos usa como referencia de bem (Mesa)


Aquisição em 2009 (nova)
Este bem não teve tratamento contábil (depreciação)


Qual o valor que vamos depreciar (hoje 2011)?



Valor de aquisição em 2009 (valor nota fiscal)
Valor de aquisição em 2009 – (menos) depreciação
Valor de mercado (hoje)
Valor de avaliação (baseado em seu estado de conservação, período de vida e utilização futura).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.