x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.185

Contabilização Adiantamento Cambio

Marcelo Braga dos Santos

Marcelo Braga dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 10:20

Olá Pessoal,

Bom dia,

Estou debatendo com minha Auditoria, Fiz um adiantamento de Cambio em 01/02/2011 no valor de US$ 1.000,00 com a taxa de R$ 1,50 registrei
Adiantamento no valor de 1.500,00
Caixa 1.500,00

No decorrer do Periodo não fiz o calculo de Variação Cambial pois o desembolso financeiro já aconteceu, já quitei a mercadoria. Só vou reconhecer a variação Cambial apartir do momento em que a mercadoria chegar ao Brasil, onde o Valor da mercadoria virá no valor de US$ 1.000,00 e dependendo da taxa aí sim irei registrar a diferença de ganho ou perda de variação cambial.

Seria isso ou estou equivocado com o lançamento contabil, tenho uma base legal do CPC 02.
Com base na primazia da Essência sobre a Forma e nos item 19 / 23 / 24 / 26b / 31 / 32 e 33 do CPC-02 - Taxas de Câmbio e Conversão de DFs concluo que.:
>> Item 19 - Ativos intangíveis, estoques, adiantamentos a fornecedores, ativo imobilizado, adiantamento de clientes e provisões são considerados como itens não-monetários. A característica essencial de um item não-monetário é a ausência do direito a receber (ou da obrigação a entregar) um número fixo ou determinável de unidades de moeda.
>> Item 24 - Uma transação em moeda estrangeira deve ser contabilizada, no seu reconhecimento inicial, na moeda funcional, e surge quando uma entidade compra ou vende produtos ou serviços.
>> Item 26b - Na data de cada balanço os itens não-monetários que são mensurados ao custo histórico em uma moeda estrangeira devem ser convertidos usando-se a taxa cambial da data da transação;
>> Item 33 - Para itens não-monetários, o reconhecimento da variação cambial no resultado deve ser feito somente quando um ganho ou uma perda for reconhecida no resultado do período.

Alguem tem outra base para debater com a Auditoria?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 7 junho 2011 | 11:51

Marcelo
Bom Dia

Na propria CPC 02 há um item especifico que trata das variações cambiais e em que momento reconhecer.

- Reconhecimento de variação cambial: item 30 a 37

No mais, sugiro que vc veja com a auditoria qual o embasamento deles para que seja feito de outra forma, fica mais fácil para vc analisar.

Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade