x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 13.253

valorização de estoques

leandro lucas souza de almeida

Leandro Lucas Souza de Almeida

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 28 junho 2011 | 11:55

na contabilidade brasileira e IFRS é requerido comparar custo e mercado de item do estoque e mantê-lo pelo menor valor. Por outro lado, me deparei com uma situação que itens dos estoques estão com valor zero (por razão diversa) no estoque, só que tem valor tanto de mercado quanto comercial. é aceitável dar valor de mercado a estes itens quando seu contábil é zero ?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 29 junho 2011 | 00:09

Leandro
Bom dia


De acordo com o comparativo publicado pela KPMGsobre o IFRS x BRGAAP deve ser considerado:

IFRS - IAS 2, IAS 41, SIC-1
O estoque deve ser avaliado ao custo ou ao valor liquido realizavel, dos dois o menor. Qualquer avaliação abaixo do custo do estoque, que não seja necessaria deverá ser revertida.


BRGAAP - NPC2
As matérias primas, mercadorias para revenda e outros materiais e seus componentes devem ser demonstrados pelo menor valor entre o custo de aquisiçao e o valor de mercado

Os ajustes de estoques a valor de mercado ou ao valor líquido de realização devem integrar as rubricas do custo dos produtos (ou mercadorias) vendidos.



Sugiro que vc certifique do motivo dos estoques estarem com valor zerado pois entre os metodos de avaliação previsto no NPC só destaca o valor de varejo por entidades que comercializem grande número de itens

35 - Os métodos mais utilizados na avaliação dos estoques são os seguintes:

(a) custo médio;

(b) primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS);

(c) identificação específica;

(d) custo-padrão (ajustado de acordo com o item 37); e

(e) método do varejo.




Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

leandro lucas souza de almeida

Leandro Lucas Souza de Almeida

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 29 junho 2011 | 11:25

Heloisa, grato pela resposta. A questão versa sobre materiais e equipamentos de reposição (spare parts), anteriormente tratados como ativo fixo e depreciados totalmente (motivo pelo qual encontram-se zerados) e posteriormente reclassificados para o Estoque. Ainda que contabilmente estejam zerados, estes itens têm valor de mercado, não são obsoletos, são comercializáveis e acabam por estar no Balanço da empresa por valor irreal. É aceito pelo IFRS e BR Gaaps a reavaliação de itens de estoques, como os que descrevi anteriormente ? Quais são os requisitos para tal ? Grato novamente por sua assistência.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.