x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.791

laçar ativo (veiculo) sem transferir documento

 Matias Contabil

Matias Contabil

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 junho 2011 | 16:56

a empresa que eu trabalho tem como praxe comprar todos os veículos operacionais no estado de pe, e enviar os mesmos p/ outras filiais para operacionalizar em outro estado como; sp,rj,se,rs .

será que eu posso depreciar (custo de depreciação) no balancete da filiais que utiliza esses equipamento, ja que eles estão operacionalizando lá. posso fazer isso sem transferir (nota fiscal de remessa ) o documento do equipto ?, pois se transferir o veículo para o estado em que esta laborando terei que pagar a diferença do icms.

o que fazer?

qual norma contabil me garante fazer o lançamento sem que seja preciso fazer a tranferencia e o emplacamento do veiculo ?


não temos problemas na aquisição do bem, só no registro contabil das despesas/custos, onde o desgaste dos bens são lançados hoje na filial compradora, o que onera e distorce os custos da filial adquirente, pois, repetindo, estamos imputando a essa todo a despesa com o desgaste
de todos os veiculos da empresa, reduzindo assim a sua rentabilidade no balancete.

alguém saberia me ajudar a resolver isso?


resumindo: posso fazer apenas um lançamento contabil transferindo o custo de depreciação para o estado onde o veiculo opera?

baseado no que posso ou não fazer (norma contabil)?

Matias
Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 28 junho 2011 | 23:55

Lailton
Boa noite


De acordo com as novas normas o ativo imobilizado deve ser considerado como requisito:

CPC27- Ativo Imobilizado - Correspondem aos direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da entidade ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram a ela os benefícios, os riscos e o controle desses bens.

No entanto vc deve se atentar que ao reconhecer o bem sem ter feito a devida transferencia vc além de deixar documentado o não cumprimento da legislação estadual estará documentando tal fato em seus livros contábeis.

Sugiro que vc busque regularizar os veiculos, pois uma decisão errada tomada hoje terá riscos nos próximos cinco exercicios (periodo de fiscalização) e cada vez mais as SEFAZ esta buscando convenio com a RFB para saber a real localidade do veiculo para exigir o pagamento do IPVA para o Estado em que o veiculo deveria estar registrado.

Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 13:30

Paulo
Bom dia


vc já tem uma empresa que atua neste ramo e quer saber a tributação? ou esta abrindo uma nova empresa?


Se a empresa já estiver aberta vc só consegue consultar publicamente se é optante do simples ou não.

Se vc estiver abrindo precisa analisar o que exatamente a empresa vai fazer para verificar as tributações possiveis.



Heloisa Motoki

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 22:39

Paulo
Bom dia


Sendo optante do simples ela deve ficar nesta tributação durante todo o ano de 2011, no simples o calculo e feito cfe a atividade e anexo (vc pode consultar utilizando a ferramenta d site)

Para fora do simples nacional vc deve considerar o calculo da empresa no lucro presumido ou real, e neste aso vc terá ICMS e IPI (a aliquota varia conforme NCM em sua região).


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.