x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.207

Cheque devolvidos pela 2ª vez

Cristiane Martins

Cristiane Martins

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 29 junho 2011 | 07:40

Bom dia,

Estou com dúvidas em relação ao lançamento de cheques devolvidos pela 2ª vez e gostaria de saber se os lançamentos que estou fazendo estão corretos.

Abaixo descrevo como estou procedendo em relação a devolução de cheques.

Pagamento de fornecedor :

D – fornecedor
c- banco

1ª Cheque devolvido
D – banco
c- cheques a resgatar (PC)

pagamento cheque devolvido

D- cheques a resgatar (PC)
c- banco

O cheque foi devolvido pela 2ª vez

2ª Cheque devolvido
D – banco
c- cheques a resgatar

No pagamento ao fornecedor pelo cheque devolvido 2ª vez, só que este foi pago com outro cheque .

D – cheques a resgatar
C – banco

Desde já , agradeço

Cristiane Martins
Ary Ferreira

Ary Ferreira

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 29 junho 2011 | 15:44

Cristiane, boa tarde!!
Você deve estornar o último lançamento, e refazê-lo novamente, só por
causa do número do cheque no histórico, vai facilitar na hora da conciliação bancária. OK.

No mais, disponha.

Cristiane Martins

Cristiane Martins

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 29 junho 2011 | 16:23

Boa tarde, Ary

Agradeço por sua resposta. Foi a primeira vez que fui respondida aqui neste forum.
Só mais uma pergunta , o que eu estava fazendo estava errado? Tinha adotado este metodo pois o financeiro de onde eu trablaho não tem controle destes cheques e colocando em uma conta separada achei que ficaria mais fácil.

Cristiane Martins
RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 29 junho 2011 | 16:54

Boa Tarde, Cristiane Martins.

Permita-me apresentar minha opinião sobre a matéria de emissão de cheque devolvidos.

1) Todo pagamento através de cheque é um pagamento à vista. Como seu fornecedor foi pago nesta modalidade deve contabilizar:
D - PC, Fornecedores, conta: Cia. Industrial Ltda.
Hist.: Pgto. dupl. nº xx1 n/data
C - AC, Disponibilidades, conta: Banco AB
Hist.: Emissão cheque nº xxx.xxx.

2) Ocorrendo devolução do cheque por insuficiência de fundos ou outro fator que gere esta situação, contabilizar:
D - AC, Disponibilidades, conta: Banco AB
Hist.: Cheque nº xxx.xxx devolvido n/data.
C - PC, Fornecedores, conta: Cia. Industrial Ltda.
Hist.: Dupl. nº xx1 reversão por cheque devolvido.

3) Cheques emitidos e devolvidos. Um cheque devolvido não gera um passivo novo; o que ocorre é que a obrigação quitada não se concretizou - logo a dívida com o fornecedor fica restabelecida.

4) Havendo cheques emitidos e devolvidos, o seu controle deve ser feito extracontabilmente - pois configura como se não houvesse ocorrido o pagamento.

Portanto, em meu entendimento não tem como criar na empresa uma conta no Passivo Circulante denominada de Cheques a Resgatar (pois são cheques de emissão da própria empresa - logo esse passivo não existe).

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade