x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 5.483

pagamento judicial

DANIEL MOREIRA

Daniel Moreira

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 17 anos Segunda-Feira | 4 junho 2007 | 13:56

TENHo A SEGUINTE PROBLEMATICA : O LOCATARIOUM MOVE UM PROCESSO BRIGANDO NA JUSTIÇA PELO VALOR DO ALUGUEL..
ESTE PROCESSO AINDA ESTA TRAMITANDO MAS O LOCATARIO ESTA DEPOSITANDO EM JUIZO O VALOR DO ALGUEL
PERGUNTO:
O VALOR DESSA DESPESA (ALUGUEL) DEVE DE SER RECONHECIDO NA SUA COMPETENCIA., DEVO PROVISIONAR ESSA DESPESA DE ALUGUEL????

COMO CONTABILIZAR ISSO E EM Q GRUPO.. UMA VEZ QUE VOU UTILIZAR O ATIVO PARA COMPOR O PROCESSO...

ONDE ENCONTRO ALGO A RESPEITO DISSO?? TEM ALGUMA INSTRUÇÃO NORMATIVA???

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Terça-Feira | 5 junho 2007 | 09:54

Bom dia Daniel.

Na hipótese de depósito judicial em garantia, o valor do tributo/contribuição discutido judicialmente pode ser contabilizado como abaixo indicado:

O Reconhecimento da despesa deve ser feito mensalmente em obediência ao Regime de competência para tanto, faça o seguinte lançamento;
D - Despesas de Alugueis ( CR )
C - Alugueis em Juízo (PC ou ELP)

Pelos Depósitos Judiciais feitos mensalmente
D -Depósitos Judiciais (AC ou RLP)
C - Caixa/Bancos (AC)

Esclareça-se, de pronto, que, enquanto a questão estiver sendo discutida em juízo, havendo ou não depósito judicial em garantia, fica suspensa a exigibilidade do crédito tributário e, conseqüentemente, o respectivo valor não poderá ser computado como despesa, sendo controlado no Lalur.

No período-base em que o processo for julgado desfavoravelmente, a pessoa jurídica deve transferir o saldo do depósito judicial, (contabilizado no Ativo Circulante ou Realizável a Longo Prazo) para a conta de obrigações Alugueis em Juízo no Passivo Circulante ou Exigível a Longo Prazo, se for o caso.

Caso a ação seja julgada procedente, o valor do tributo ou da contribuição que estava sendo discutido judicialmente (contabilizado em conta de resultado, adicionado na Parte "A" do Lalur e controlado na Parte "B") deverá, no período-base em que o processo foi julgado favoravelmente, ser baixado na Parte "B". Neste caso não haverá nenhum ajuste a ser feito na Parte "A".

Contabilmente, a pessoa jurídica deve transferir o saldo do depósito judicial, (contabilizado no Ativo Circulante ou Realizável a Longo Prazo), para a conta de Alugueis em Juízo no Passivo Circulante ou Exigível a Longo Prazo
Havendo dúvida poste novamente no fórum.

AC = Ativo circulante
RLP = Realizável a Longo Prazo
PC = Passivo Circulante
ELP = Exigível a Longo Prazo
CR = Conta de Resultado

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade