x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 40

acessos 12.258

lançamentos contabeis

BENEDITO APARECIDO LUCAS

Benedito Aparecido Lucas

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 12:05


Monica,
é preciso saber a origem desta transferencia como por exemplo:
- Pró Labore = Debito =Conta Banco Credito + reirada pro labore socio
- Distribuição de Lucro - Debito conta banco C - Distr lucro socio
- Adiantamento socio - igual D - credito = Adiantamentos socio
No caso de adiantamento especificar no historico a que se refere.
atenciosamente.

Tania Mara

Tania Mara

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sábado | 2 julho 2011 | 22:58

Oi Monica,

Isso é muito frequente nas empresas! eu costumo fazer o seguinte lançamento:

D - CONTA CORRENTE SÓCIOS (LÁ NO PASSIVO)
C - CAIXA OU BANCOS

Faço o mesmo sempre que algum dos sóciospega dinheiro da empresa pra fins pessoais.

Espero ter te ajudado!
bjus

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 2 julho 2011 | 23:56

Tania, boa noite.

Interessante que postasse sobre a forma e o período em que faz encerramento da C/C sócios (PC). E se o faz, a crédito de qual conta?

O correto não seria lançar direto a débito de pro-labore (ou antecipação deste) ou se for o caso, na conta de lucros distribuídos?

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Tania Mara

Tania Mara

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Domingo | 3 julho 2011 | 19:34

Boa noite Hugo,

Durante o ano, os sócios retiram muitos valores do caixa para fins pessoais, além claro, da retirada de pro labore. No caso do escritório onde trabalho, recebo muitas contas de luz, cartão de credito em nome dos sócios, os quais foram pagos pela empresa. Só falei tudo isso até agora, para explicar que nem td pode ser lançado em PRO LABORE e nem em DISTR.DE LUCROS, pois corre-se o risco de chegar ao fim do exercicio e a empresa fechar com prejuízo, e ai vc ja distribui lucros... e se vc lançar estas retiradas na conta PROLABORE, ira incidir INSS.

Espero ter respondido...

abç.

Tania

Tania Mara

Tania Mara

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 13:26

Oi Monica,

desculpe a demora em responder! quando o sócio empresta dinheiro para a empresa, eu faço o seguinte lançamento:

D - Caixa ou Banco
C - Conta Corrente Sócio (passivo)

Lanço como se fosse um empréstimo bancário (isso se a empresa tiver a intenção de devolver este dinheiro ao sócio). Caso o sócio esteja doando este dinheiro aí sim é outro caso e deve ser lançado como Integralização de capital.

Espero ter ajudado,

Tania

BENEDITO APARECIDO LUCAS

Benedito Aparecido Lucas

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 10:40


Bom dia Tatiana
A contabilixação é normal ou seja a mercadoria foi adquirida para reenda tendo portanto que seguir o procedimento normal com relação a procedimentos ficis/contabeis.
Observar tratamento especial referente ICMS e IMPOSTO DE RENDA tais como aliquotas etc.
Espero te-la audado.
sds - bnedito.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 14:19

Colega Tânia,

Eu fiz o curso contabilidado o sucesso e aprendi um pouco sobre consultoria;este caso em que os sócios pegam dinheiro e vice-versa, eu entendo que você deve orientá-los a se reunir e tomar uma descisão melhor sobre isto, uma retirada maior, e de periodo em periodo(3 em 3 meses)levantar o balancete e distribuir os lucros, os emprestimos de dinheiro dos sócios à empresa ser documentado c/contratos, notas promissórias e etc, pra que a empresa evite problemas com a fiscalização e que também tenha uma boa organização, se é uma empresa maior e a mesma pretende crescer mais ainda, deve-se organizar melhor.

A minha intensão é só tentar ajudar.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Tania Mara

Tania Mara

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 15:14

Colega Rogério,

Na teoria isto que falastes é o correto, porém na prática as coisas não funcionam bem assim. Aqui no escritório temos várias empresas do lucro real e presumido, porém apenas uma se preocupa em seguir o princípio da entidade ao pé da letra. A maioria paga despesas da casa, dos filhos, da esposa com o conta da empresa. Está errado? sim está!! mas o que posso fazer além de orientá-los a não fazer isto? a única maneira é achar um lugar para estas despesas.

abç!!
Tania

PEDRO JADSON DOS SANTOS

Pedro Jadson dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 10:08

Tenho casos semelhantes ao de Tânia, gostaria de dizer que criei conta no Duplicatas a Receber, com o nome Adiantamento ao Sócio X e todas despesas dele eu vou fazendo os lançamentos individuais, gostaria de saber dos colegas forenses, se eu estou correto? e se depois eu posso ajustar com a conta Distribuição de Luros Sócio X.

Em tempo gostaria de saber onde encontro esta conta "Distribuição de Lucros"?

Queila S. Rodrigues

Queila S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 08:36

Bom dia pessoal!

Trabalho no fiscal e agora tenho q aprender o contábil então a minha dúvida é:
Como faço pra lançar os boletos de pagamentos?
Exemplo:
Uma empresa prestadora d serviços radiológicos comprou um instrumento q foi lançado como ativo imobilizado e agora veio o pagamento desse instrumento.
Minha dúvida é:
Lanço tbm o boleto só q como uma despesa
e, lançando esse boleto o valor será duplicado no livro ou ñ.
Me ajudem por favor.
Obrigada!

Plante seu jardim e decore sua alma,ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
Quela S.Rodrigues
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 09:07

Bom dia Queila,



Referente ao pagamento da boleta/duplicata, deve baixar na mesma contrapartida onde foi contabilizada a aquisição (imobilizado).

Consulte o lançamento original e veja em que contrapartida foi lançado.

Exemplo:

Pela aquisição:

Débito : Instrumentos radiológicos (ANC)

Crédito : Fornecedores (PC)


Pelo pagamento:

Débito : Fornecedores (PC)

Crédito : Caixa ou Bancos (AC)


Legendas:

AC = Ativo Circulante

PC = Passivo Circulante

ANC = Ativo Não Circulante

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Queila S. Rodrigues

Queila S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 09:17

Muito obrigada Mário!
Ajudou bastante eu sabia mais ou menos q teria q lançar, mas existia uma dúvida aq porq a antiga funcionária do contabil ñ lançava os boletos e apenas as notas de compra do ativo e vi q tinha algo errado.Então vc esclareceu ñ só a minha dúvida como tbm a dúvida da minha chefe.

Plante seu jardim e decore sua alma,ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
Quela S.Rodrigues
Queila S. Rodrigues

Queila S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 10:18

Mário Bom dia!

Ainda no mesmo tema:
A empresa comprou a máquina e o lançamento dessa nota no contábil tá como "diversos".
Eu tenho q criar um código para compras como "Ativo imobilizado" ou essa máquina ñ entra como ativo imobilizado?

Obrigada pela ajuda!

Plante seu jardim e decore sua alma,ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
Quela S.Rodrigues
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 10:30

Queila,


Para fins fiscais, o citério para imobilização é o descrito no Artigo 301 do Decreto 3.000/99 (RIR/99), transcrito a seguir:

Aplicações de Capital

Art. 301. O custo de aquisição de bens do ativo permanente não poderá ser deduzido como despesa operacional, salvo se o bem adquirido tiver valor unitário não superior a trezentos e vinte e seis reais e sessenta e um centavos, ou prazo de vida útil que não ultrapasse um ano (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 15, Lei nº 8.218, de 1991, art. 20, Lei nº 8.383, de 1991, art. 3º, inciso II, e Lei nº 9.249, de 1995, art. 30).

§ 1º Nas aquisições de bens, cujo valor unitário esteja dentro do limite a que se refere este artigo, a exceção contida no mesmo não contempla a hipótese onde a atividade exercida exija utilização de um conjunto desses bens.

§ 2º Salvo disposições especiais, o custo dos bens adquiridos ou das melhorias realizadas, cuja vida útil ultrapasse o período de um ano, deverá ser ativado para ser depreciado ou amortizado (Lei nº 4.506, de 1964, art. 45, § 1º).



Quanto a expressão "Diversos" não entendi o que quer dizer.

As aquisições de imobilizado devem ser controladas em registros próprios, para que possam ser calculadas as respectivas quotas de depreciação, bem como número de identificação e localização do bem. Existem Fichas de Contre de Patrimômio, no seu sistema contábil, certamente deve ter esta opção.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Queila S. Rodrigues

Queila S. Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 10:49

Na verdade Mário nem eu sei exatamente porq q lançava como diversos.Pelo q entendi entrava como uma despesa normalemente sem depreciar e nem amortizar.
Obrigada mais uma vez,nos ajudou bastante.

Plante seu jardim e decore sua alma,ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
Quela S.Rodrigues
CYNTIA MARIA ALVES DE LIMA

Cyntia Maria Alves de Lima

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 14:27

Boa tarde!

Trabalho na contabilidade e a empresa que faço compro uma apolice de seguro para o estabelecimento, já comprendi como faço os lançamentos, só estou na duvida quanto as classificações no ativo circulante, passivo circulante e despesa. Pois vou ter que criar as contas.

Onde eu coloco? Pensei em creditos a recuperar no ac e criar a conta abaixo desta classificação, no passivo é em contas a pagar e a despesa é nas despesas admnistrativas?

Estou com duvidas!!

Desde já muito obrigado!!!!!!!

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 15:12
"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
PAULO H M DIONISIO

Paulo H M Dionisio

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 23 novembro 2011 | 17:16

Boa Tarde.

Tenho um cliente que revende celulares, e na ocasiao da compra o celular ele paga o valor cheio exemplo 100,00 , até ai tudo bem; Acontece que quando ele vende esse celular sai por um preço simbolico de R$. 0,01. Daí a operadora, que nesse caso é a claro; ela devolve a diferença na conta corrente do cliente e essa opracao se chama "rebate". Como contabilizar isso? Desde já muito obrigado!!!

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 11:31

Bom dia

Gostaria de saber como faço para contabilizar uma nota fiscal de reposição?

D - Estoque de mercadorias
C - Reposição de Estoque ou
C- Compra de mercadorias

Qual dessas está certo?


Grato

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 20:36

Tenho um cliente ONG que perdeu dois comprovantes de pagamentos, como devo proceder para poder contabilizar esses documentos???




Caro Anselmo, na minha opinião, seu ciente, deve identificar onde foi pago estas despesas, e solicitar a 2. via do pagamento. é uma forma aceitável, entende?

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 20:41

Gostaria de saber como faço para contabilizar uma nota fiscal de reposição?

D - Estoque de mercadorias
C - Reposição de Estoque ou
C- Compra de mercadorias

Qual dessas está certo?


Grato[code]

Vando, gosto desse forum, porque surge sempre situações inusitadas.
você poderia explicar melhor, como é feito esta reposição? como paga?
porque a conta a ser creditada, normalmente é fornecedores no passivo circulante, no caso de compra a prazo, ou caixa/bancos para compras a vista.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2011 | 20:50

Tenho casos semelhantes ao de Tânia, gostaria de dizer que criei conta no Duplicatas a Receber, com o nome Adiantamento ao Sócio X e todas despesas dele eu vou fazendo os lançamentos individuais, gostaria de saber dos colegas forenses, se eu estou correto? e se depois eu posso ajustar com a conta Distribuição de Luros Sócio X.

Em tempo gostaria de saber onde encontro esta conta "Distribuição de Lucros"?


Pedro, você esta correto. Não ha nenhum problema em pagar contas das pessoas ligadas usando a conta corrente da empresa. isso não fere o principio da entidade, se proceder como você fez, lançando como retirada do sócio.


o que não pode jamais acontecer, é registrar como despesas, por não ser gastos da empresa.

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II
Fred Valentim

Fred Valentim

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 16:28

Prezados, por favor, me ajudem
Gostaria de saber como eu faço a contabilização dos convenios dos funcioarios com Farmacia e Odontologia.

Forma atual.
Pela utilização do funcionarios

D- Salarios a pagar(passivo)
C- Convenios (passivo)

Pelo pagamento

D-Convenios (passivo)
C- Banco (ativo)

Grato

PAULO DAMASCENO

Paulo Damasceno

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 21:33

Amigos, por favor, tenho como cliente uma sociedade simples limitada 224-0, como sócios, radioterapeutas e urologistas e desejaria saber dos ilustres colegas: ao receber o extrato bancário mensal desta sociedade aparece uns saques de valores altissimos os quais são retirados para diversos pagamentos ou outros com a seguinte mensagem: Transf. cont. Títular; pergunto ao administrador da empresa e o mesmo diz apenas para eu contabilizar na conta sócios ou debitar o caixa, ora caros colegas, pelos valores, ao fazer a distribuição de lucros esta conta nunca fechará, sem falar no princípio da entidade. Pergunto: - o quê devo fazer para contabilizar corretamente está empresa?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 10:04

Bom dia Paulo!

Em vários tópicos já apareceram situação semelhante, onde o empresário cria uma situação operacional e não fornece comprovantes.

Já foi dito que o contador também tem a sua responsabilidade juntamente com o empresário ao registrar as operações financeiras, comerciais na contabilidade, pois o mesmo tem o conhecimento para orientar o empresário da forma correta, bem como a documentação legal de cada operação.

A questão não é como contabilizar em uma situação destas??

A questão é coletar os documentos referente à estas operações já realizadas, para ai sim analisar o que tem que ser feito, a forma que deve ser feita a contabilização.

Para contabilizar corretamente, é preciso orientar o cliente a fazer as operações corretas e coletar ou emitir os documentos corretos e legais.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 13:56

Colegas,

Dando um pitaco,

Se o cliente não quer documentar os fatos, não há como contabilizar tais fatos, a solução é fazer uma comunicação p/escrito, reter a 2a. via assinada p/ele, e infelizmente deixa o barco seguir em frente, de vez em quando eu costumo lembrá-lo verbalmente só p/efeito de consideração.

Para termos um pouquinho de valor temos que ter também um pouco de respeito por nós mesmos, e tomar algumas atitudes arriscadas de vez em quando, impor um pouco, pois estamos corretos e queremos o bem da própria empresa.

Desculpem e um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.