x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.519

despesa / custo

Gustavo Henrique Vieira

Gustavo Henrique Vieira

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 13 julho 2011 | 09:51

Bom dia!

Cesar,

De uma forma bem informal para você entender, custo é um gasto para colocar o produto da sua empresa em plena condição de venda, por exemplo você tem uma indústria de sofás, todo o material que você compra para montar/criar o sofá é um custo. Despesas são gastos gerais que você não utiliza no processo de formação do seu produto, com o mesmo exemplo da indústria ade sofá, o salário do contador da empresa não é um custo, mas uma despesa de sua indústria pois não está ligada ao processo de formação do sofá.
A diferença entre custo e despesa é que a despesa vai direto para a DRE, enquanto o custo não, ele passa a agregar o valor do bem e somente depois que o bem é vendido que vai para a DRE como Custo do Produto Vendido.
O Custo da Mercadoria Vendida (CMV) é quando você compra uma mercadoria para revenda e não agrega valor a ela, apenas revende, ou seja, sua empresa não é uma industria e representa o custo que você teve a comprar o bem para revenda como o próprio valor do bem, o frete pago, entre outros.
A contabilidade gerêncial utiliza o conceito de custos para auxiliar no processo de tomada de decisão, onde entra o caso de sua empresa, que é uma prestadora de serviços, então se o prédio onde for realizado a manutenção for o hotel onde se hospedam os seus clientes, então estas peças de manutenção são custos, caso seja algum outro prédio que sirva apenas como sede administrativa, por exemplo, é despesa.

Espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.