x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 9.419

Transferência de um imóvel para pessoa juridica

SABRINA DANIELE ALVES

Sabrina Daniele Alves

Bronze DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 15 julho 2011 | 15:53

Boa tarde!

Eu preciso contabilizar a seguinte situação: Uma casa de alvenaria foi comprada por uma pessoa fisica em um financiamento a longo prazo pela Caixa Federal. Após o pagamento das 15 primeiras parcelas, essa casa foi transferida para uma pessoa juridica, sendo que o acordo entre elas é da empresa (pessoa juridica) apenas assumir o restante das parcelas, ou seja, a pessoa fisica não cobrou nenhum valor pelo o que já foi pago. Como faço para contabilizar essa situação?
Obrigada

SABRINA DANIELE ALVES

Sabrina Daniele Alves

há 14 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 09:31

Bom dia,
Heloisa,

Não compreendi muito bem a sua resposta. Como ficaria o lançamento contábil desse bem, que no caso é uma casa de eventos, se o imóvel foi comprado por R$ 300.000,00 por uma P.F., parcelado em 240 vezes (o valor da parcela diminui todos os meses) e essa P.F. pagou as primeiras 12 parcelas do financiamento da casa e resolveu transferir, doar, a casa para uma P.J e transferir o financiamento para essa P.J. não cobrando nada pelo o que ela já havia pago? Quero saber como ficará o lançamento contábil dessa P.J?

Obrigada,
Att,
Sabrina Alves

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 18 julho 2011 | 13:10

Sabrina
Bom dia

Vc deverá verificar o contrato estabelecido entre as partes, no contrato deve haver o valor fimardo pela compra (independente do financiamento) e o valor financiado.

O valor pela compra vc deverá reconhecer em seu ativo e o saldo a pagar em seu passivo.

Por exemplo, se o imovel foi repassado por R$ 300 mil sendo R$ 200 a pagar vc deverá informar no seu ativo o R$ 300 mil, considerar o que foi pago e R$ 200 mil no seu passivo.

Heloisa Motoki

SABRINA DANIELE ALVES

Sabrina Daniele Alves

há 13 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 15:39

Boa tarde,

Estou dando baixa em uma empresa e gostaria de saber o que eu devo fazer com os bens do ativo imobilizado dessa empresa? Posso transferir para pessoa física ou o que deve ser feito?

Obrigada,
Att,
Sabrina Alves

Vânia Maria de O. Duarte

Vânia Maria de O. Duarte

Bronze DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 16 janeiro 2012 | 17:46

boa tarde,
tenho um cliente que transfereriu o consorcio para a pesssoa juridica,
,

gostaria de saber como caontabilizar, e os valores pagos pela pessoa fisica , preciso pagar e contabilizar tambem.

como fazer estes lançamentos contabilmente?

obrigada
vania

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade