x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.341

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 2 agosto 2011 | 10:09

Eliana,

O livro caixa é só para entrada ou saída de dinheiro, só as notas fiscais pagas ou pagamento de duplicatas a fornecedores.

P.ex; Compras a prazo não entra no caixa, só quando fazer os pagamentos de duplicatas, estes vão entrar no caixa(saída de dinheiro).

P.ex; venda a prazo não entra no caixa, só venda a vista(entrada de dinheiro).

Espero ter ajudado,

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Grasiela Vieira

Grasiela Vieira

Iniciante DIVISÃO 2 , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2011 | 11:23

Bom dia.

Aproveitando o insejo:
Uma empresa mudou em meados do exercício de Livro Caixa para escrituração Contábil, e hávia alguns valores a receber de seus clientes devido a vendas a prazo. Como faço a contabilização destes valores agora na contabilização da entrada deste valor? Em qual conta devo creditar esta entrada?

Grata

Grasiela Vieira
Edmundo Marques

Edmundo Marques

Bronze DIVISÃO 5 , Dentista
há 13 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 17:22

Rogerio e demais ...

Sou profissional autônomo e faço a escrituração do meu livro-caixa. Uma das empresas de quem compro (material de trabalho, dedutível) manda o material pra mim por correios. Vem ou outra, a nota fiscal vem com o endereço da minha residência, ao invés do consultório.

Existe algum problema nisso ? Entendo que não, pois as despesas são MINHAS e não necessariamente do meu consultório. Mas, gostaria de ter essa tranquilidade.

Da mesma empresa, existem notas com o endereço do consultório e notas com o endereço residencial. As duplicatas (boletos) são sempre no endereço do consultório.

Alguém poderia me ajudar com essa dúvida ?

Um abraço e obrigado.

--
Edmundo

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 11:06

Edmundo,

Se você conseguir provar para fiscalização que as despesas lançadas no seu livro caixa são realmente suas, não vejo maiores problemas, mas te aconselho alterar o seu endereço junto a seus fornecedores, para evitar futuros problemas com a fiscalização.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Edmundo Marques

Edmundo Marques

Bronze DIVISÃO 5 , Dentista
há 13 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 14:15

Rogério,

Acho que não terei problemas com isso. Alguns motivos:

1) O endereço na nota, mesmo quando é o residencial, é meu. Inclusive, é o mesmo da minha DIRPF;
2) A nota tem meu nome e CPF;
3) As despesas são específicas do meu trabalho;
4) O boleto correspondente a nota tem o meu endereço de trabalho, com o mesmo CPF e nome;
5) Tenho várias notas do mesmo fornecedor, a maioria com o endereço de trabalho e algumas com o de casa.

Ou seja, não há dúvidas que a despesa é minha e relacionada ao meu trabalho. Pensei mais em uma questão técnica, de regrinha. Mas o livro-caixa, até onde sei, diz que a despesa é do profissional e não do estabelecimento (para pessoas físicas).

O que acha ?

Um abraço e obrigado ..

--
Edmundo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade