x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.819

Retenção Lei 9.711/98

Rosalind Tania Kiel

Rosalind Tania Kiel

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 15:26

Boa Tarde!

Gostaria de entender um pouco mais com relação prestadores de serviço que não pagam a guia do INSS (2110) por terem valores a serem compensados/retidos.

Trabalho com departamento pessoal, porém ao fazer análise das empresas teceiras fico perdida quando tenho que fazer a verificação das declarações de contribuição ao INSS. O que me dificulta mais é que a folha de pagamentos da minha empresa é terceirizada e não tenho contato direto com a SEFIP.

Agradeceria muito se alguém pudesse me explicar ou então me indicar uma leitura sobre isso que seja de fácil interpretação.

Muito Obrigada

Rosa

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 11 agosto 2011 | 17:36

boa tarde,
Realmente sem a Sefip para analisar fica dificil. Mas dá pelo menos pra você conferir a origem do INSS a compensar verificando o salario familia e salário maternidade que são valores compensados no INSS.
Tem outra situação diferente disso no seu caso? Os prestadores são pessoas fisicas ou juridicas?

Outra coisa: sua postagem deveria ter sido feita no forum de dpto de pessoal, pois lá tem muita gente mais capacitada pra te ajudar.

abraço

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 16:44

Olá Pessoal,

Apareceu aqui em umas folhas o seguinte problema:
A empresa só tem uma funcionária que ganha o salario comercial e esta recebe salário famíla, de modo que mês sim, mês não, por causa da retenção, a empresa paga INSS. Só que em um mês que não deveria haver retenção anterior a GFIP acusa retenção do mês onde não houve retenção, pq foi paga. Como devo agir? Devo ir na Receita ou posso fazer isso no SEFIP mesmo?
Grata!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 16:53

Um acréscimo as informações:
Verifiquei que a cliente tem débito com a previdencia; ou seja, havia uma retenção para ser paga e não foi, então é por isso que a retenção apareceu no mês seguinte?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.