Lucas Lima
Respeito sua opinião porque esta técnica também é contabilmente aceita. Todavia, eu o convido a analisarmos as características de uma certa transação com base em dados fictícios:
Imaginemos a necessidade do pagamento de três contas diferentes com um cheque só e diretamente no guichê do banco, sendo estas contas:
a) Conta de água: 150,00
b) Conta de energia: 200,00
c) Conta de telefone: 300,00
Total das contas: 650,00 - pagamento com o cheque nº 123 do Banco Pátria Amada S/A
Então, chegando ao banco, antes de qualquer outro procedimento seria sumariamente necessário fazer o saque (desconto) do cheque, para só depois quitar as contas. Após o saque processado pelo atendente de caixa bancário é feito o pagamento das contas no mesmo momento.
Frente a tais características, principalmente pelo fato de estar havendo um saque na conta corrente, sem muito esforço perceberemos que antes de quitar as contas esta quantia passou pela posse da empresa, embora o dinheiro não tenha nem saído do banco. Isto explica a minha preferência para o trânsito pela conta "Caixa". Além do mais, quando da conciliação bancária, o extrato bancário estaria mais ou menos da seguinte maneira:
Banco Pátria Amada S/A
Extrato de c/c para simples conferência
Data Doc Histórico Valor
...
16/09 00123 Cheque pago no caixa 650,00
...
Outrossim, se por acaso estas contas tivessem sido pagas com três cheques diferentes, aí sim, eu jogaria estas contas direto contra o banco, em três lançamentos diferentes.
Portanto, caro Lucas, esta postagem é apenas com base em minhas experiências pessoais. O restante fica por sua conta.
Saudações