x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 12.900

Contabilidade Agência de Viagens

Débora Felizardo

Débora Felizardo

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 12 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2011 | 10:01

Uma agência de viagens ao emitir a nota fiscal de serviços emite somente o valor do lucro, pois o restante é referente a hospedagem e transporte, como contabilizar esse valor bruto que é depositado em conta se só tenho nota fiscal do lucro? E esse lucro lanço como receita antecipada uma vez que os depósitos são feitos antes da real prestação do serviço?

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Segunda-Feira | 29 agosto 2011 | 10:54

Bom dia Débora,


A Nota Fiscal deve ser emitida somente com o valor de sua comissão, que neste caso, é sua receita pela prestação dos serviços.

Se recebeu adiantado de seu cliente e depois tem que repasar os valores para o hotel e transporte, pode contabilizar da seguinte forma:


Exemplo:


Recebeu R$ 10.000,00 sendo R$ 6.000,00 a ser repassado para o hotel e R$ 3.000,00 para Cia Aérea e sua comissão foi R$ 1.000,00:


Débito : Caixa ou Bancos (AC) 10.000,00

Crédito : Contas a Pagar (Hotel) (PC) 6.000,00

Crédito : Contas a Pagar (Cia Aérea) (PC) 3.000,00

Receitas de Serviços Prestados (CR) 1.000,00


Se recebeu antes dos serviços prestados, pode lançar os R$ 1.000,00 em Adiantamento de Clientes (PC)


AC = Ativo Circulante

PC = Passivo Circulante

CR = Contas de Resultado

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Francidelio de Freitas Araujo

Francidelio de Freitas Araujo

Iniciante DIVISÃO 1, Supervisor(a) Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2011 | 12:18

Prezados, tenho algumas duvidas com relação à contabilização de receitas e despesas de uma empresa que trabalha ao mesmo tempo como Agencia de Viagens e Operadora de Turismo “Mista”.
A unidade de negocio Operadora de Turismo/ Agencia de viagens faz parte de uma empresa do grupo que administra um hotel também do grupo, então temos a hospedagem como sendo um produto nosso, porem também disponibilizamos aos clientes aéreo, taxa de embarque, seguro e translado, produtos compro a fornecedores externos,então tenho as seguintes situações:
01. Cliente comprou um pacote completo (hospedagem/aéreo/taxa de embarque/seguro e translado) como devo fazer toda a escrituração contábil desde a forma de recebimento ate a apropriação das receitas e despesas no resultado?
02. Cliente comprou somente aéreo (produto compro antecipadamente com fornecedores externos) como devo fazer toda a escrituração contábil desde a forma de recebimento ate a apropriação das receitas e despesas no resultado?
03. Cliente comprou somente hospedagem (produto oferecido pelo hotel do grupo) como devo fazer toda a escrituração contábil desde a forma de recebimento ate a apropriação das receitas e despesas no resultado?
Os custo que tenho com compra de aéreo, folha de pagamento, material de escritório da unidade de negocio Operadora de Turismo posso ativar no grupo Custo e despesas antecipadas (AC) para somente reconhecer no resultado no momento da utilização do cliente seguindo o principio da confrontação das receitas e despesas?

Marcia Fuji

Marcia Fuji

Bronze DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2011 | 10:36

Bom dia, Mario!

Referente ao questionamento da colega Débora, recebi informações da minha cliente de que hoje em dia as próprias agências que intermediam a compra por exemplo da passagem aérea com a cia, não admite a emissão das Nfs sobre a comissão. Isso é verdade? Como ficará os lançamentos se o documento hábil aceito pela RFB são as NFs? Outra dúvida em relação ao pagamento dos hotéis e cias aéreas, poderei fazer os pagamentos desses considerados fornecedores mesmo sem a NF? Apenas com a Nota de débito em mãos? E não querendo abusar será que você teria um modelo básico de plano de contas para agências de viagens? Desde já agradeço para quem puder me responder. Gostaria de me situar nos grupos e subgrupos.

Att.
Marcia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.