x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.303

Contabilizando receita de aluguel

Lívia Patrícia

Lívia Patrícia

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2011 | 07:25

Como contabilizar a seguinte situação:

Empresa de lucro real aluga uma sala a uma PJ, tudo certinho através de contrato. No contrato as despesas de IPTU e condominio são por conta do locatário. Uma administradora de imóveis é que recebe o aluguel e repassa um valor líquido para a empresa, assim:

Recebimento sala X: 1.000,00
(-) Iptu parcela 1/3: 30,00
(-) condominio: 100,00
(-) taxa da administração: 70,00
Líquido: 800,00 (deposita na C/C da empresa)

A administradora me disse que do recebimento paga o condominio e o iptu, retira a taxa (honorario) dela e repassa a diferença, cfme relatório.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2011 | 09:11

Lívia Patrícia

Voce tem que contabilizar pelo valor liquido mais taxa de administração, se houver IRRF some tambem.

A administradora me disse que do recebimento paga o condominio e o iptu, retira a taxa (honorario) dela e repassa a diferença, cfme relatório.

Quem tem que pagar estas taxas é o Locador ou o Locatário e não a administradora.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: