Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.658

Contabilização de Ações Judiciais

Nelson Follador

Nelson Follador

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 6 setembro 2011 | 16:48

Boa tarde

Estou com a seguinte situação em um cliente: existe uma dívida cobrada da empresa por parte de um credor. Este valor estava registrado a curto prazo. Contudo, esta dívida foi contestada judicialmente. Ainda não há decisão a respeito. A dúvida é: é possível a transferência desta dívida para o passívo exigível a longo prazo, visto que a previsão do departamento juríco é de que a ação se arrastará por um bom tempo? Ou o fato de ainda não ter nenhuma decisão a respeito me obriga a mantê-lo no curto prazo?

Grato pela atenção
Nelson

Marcos A. Canavezzi
Articulista

Marcos A. Canavezzi

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 16:19

Nelson,

Neste caso você deve sim transferir os valores da dívida para o longo prazo.

Embasam o critério dois princípios fundamentais de contabilidade:

o prícipio da oportunidade:

O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.

combinado com o princípio do prudência:

O Princípio da PRUDÊNCIA determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade