x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.603

Provisões na Transf. de empregados

Rodrigo Damaceno Clemente

Rodrigo Damaceno Clemente

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2011 | 21:53

Caros Colegas,

Preciso da ajuda dos senhores.

Gostaria de tirar duvidas sobre transferência de empregados de uma empresa a outra que pertençam ao mesmo grupo econômico. Como faço para dar baixa das provisões de férias acumuladas o periódo.

Exemplo:

Empresa "A" tem 10 empregados onde suas despesas com provisões de férias tem um valor de 10.000,00 reais.
Contabilização:
D - Despesa c/provião de férias 10.000,00
C - Proviões de férias a pagar 10.000,00

A empresa "A' transfere 5 de seus empregados para a empresa "B", o valor da provisão de férias destes empregados correspondem a 5.000,00.
Como faço para contabilizar estas baixas na empresa "A" e registrar estas entradas na empresa "B". Lembrando que não houve nenhuma rescisão de contrato e Com isso nenhum desembolso de numerarios para os empregados.

Como faço para realizar esta operação? e onde eu possa ler sobre o assunto?

Um abraço a todos.

SANDRA SCHIAVON

Sandra Schiavon

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 17 setembro 2011 | 18:37

Rodrigo,
Não há mistério nestes lançamentos, basta que você reverta as provisões na data da ocorrência na empresa "A" e faça a provisão correta na empresa "B". A fundamentação você vai encontrar na Resolução 1282/2010 do CFC, que se refere aos principios contábeis. O princípio da oportunidade , refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes para produzir informações integrais e tempestivas, e também do principio da competência, que diz que as despesas e as receitas são atribuídas ao período de acordo com a real ocorrência dos fatos. São princípios baseados na primazia da essência sobre a forma.

Sandra Schiavon
"Somos o que repetidamente fazemos, a excelência portanto é um feito"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade