x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 9.250

Restabelecimento do CRC - Prova de suficiência.

soraia rodrigues

Soraia Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Domingo | 18 setembro 2011 | 22:26

Olá pessoal.
Em 2007 pedi a baixa de meu registro profissional pois não exercia a profissão contábil. Na época, o prazo para restabelecimento era de cinco anos. Agora, procurarei uma delegacia para ativar meu registro e fui informada q terei q fazer o exame de sufiência. Esta correta esta informação? Não tenho mesmo o direito garantido de acordo com a norma da data da baixa? Alguém tem alguma orientação?
Obrigada.

Soraia

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2011 | 14:16

Soraia
Boa tarde


A legislação que instituiu o exame de suficiencia preve a realização da prova tb para restabelecimento, vc só conseguiria a reabilitação do registro sem a prova se requer judicialmene, não sei se alguém fez a requisição do registros sem a prova.

De qq forma eu sugiro que vc faça pelas vias normais pois por forma judicial vc teria custos e além do prazo, além disso vale tb para se atualizar dos novos assuntos da área.


Heloisa Motoki

Gerson Antunes

Gerson Antunes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 20 setembro 2011 | 14:59

Boa tarde, Soraia.

Dizem que a lei não pode retroagir para prejudicar e sim para beneficiar.
Eu já dei baixa duas vezes e agora voltei, sem problema algum.

Nunca me falaram de tempo para poder voltar na ativa.

Inclusive o próprio edital da prova de suficiência deveria constar quanto a registros baixados ou inativos.

E os inadimplentes?

Gerson Antunes

soraia rodrigues

Soraia Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2011 | 20:12

Boa noite pessoal! Acabei de receber a confirmação do CFC de que posso sim restabelecer meu registro sem a necessidade de fazer o exame de suficiência, pois o que vale é a portaria vigente qdo solicitei a baixa e a mesma me garantia um prazo de 05 anos.
Agradeço a atenção.

Soraia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.