x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 6.613

Claudenice Moro Floriano

Claudenice Moro Floriano

Iniciante DIVISÃO 2 , Agente Financeiro
há 13 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 14:24

boa tarde,
preciso tirar uma duvida, na parte de balancete, meu contador nos falou que na conta de despesas, os valores entram como debito e só soma, nao diminuem, como na conta de fornecedores onde há um credito e um debito, e tambem nos disse que somente no final do ano esta conta será zerada, é verdade isso? pois sendo assim minha conta de despesas esta sempre alta, pois nao tera credito para eliminar debito, pq? e se todo mes eu fiz um pagamento referente aquelas despesas onde creditou aqueles valores? existe algum artigo que confirme esta informações., sem mais, fico no aguardo - Obrigada por enquanto!

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 14:36

Claudenice,

Se entendi o que você quer saber, vou tentar te ajudar,

Durante o ano ou periodo, as receitas e despesas são lançadas separadamente, só no final do periodo é que as mesmas são zeradas para fins de apuração de lucros ou prejuizos,são denominadas contas de resultado.

Agora, na contabilidade há a conta caixa(entrada e saída de dinheiro), e você só pode pagar as despesas se houver saldo nesta conta caixa(dinheiro para pagar), e com certeza o seu contador sabe disso.

Com referência aos fornecedores, estas contas encerrarão quando do pagamento dos mesmos(quando você não dever tal fornecedor), independente de qual data, periodo, ano e etc.

Espero ter ajudado,

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Claudenice Moro Floriano

Claudenice Moro Floriano

Iniciante DIVISÃO 2 , Agente Financeiro
há 13 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 16:59

obrigada pela resposta, quanto a conta de fornecedores, está tranquilo eu sei que tem que ter um debito e um credito para baixar determinado valor... mas na parte de contas de resultados em despesas, eu pedi um balancete para meu contador e ele enviou, mas nesta parte de despesas, cada despesas tem uma valor alto em aberto, pois vem somando desde o inicio do ano, então pedi um razao pra confirmar e no razao de cada despesa tem somente debito e nao credito, como nós já levamos alguns erros em relação o balanços mal elaborado por contadores, fica a duvida se a informação é correta ou não... perguntei pra ele, e ele nos informou que despesas so zera no fim do ano, vai somando e no fim do ano baixa...é verdade? e eu posso tirar um balancete de quanto em quanto tempo, pra verificar se estas despesas foram zeradas...

Gustavo Henrique Vieira

Gustavo Henrique Vieira

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 25 outubro 2011 | 17:21

Boa tarde!

Claudenice,

Na contabilidade temos contas patrimoniais e contas de resultado, a despesa é uma conta de resultado e como tal deve ser "zerada" no final do período contábil, que pelo que pude perceber é de um ano e coincide com o calendário.

Sua dúvida é saber o porquê de que na conta de despesa há apenas débitos, diferentemente da conta fornecedores. Isso se deve pelo princípio do regime da competência e ao fato da despesa ser uma conta de resultado. Assim como a receita que se só é transferido o saldo da conta no final do exercício, ou seja, no final do ano, a despesa segue o mesmo procedimento, a conta vai acumulando ao longo do ano todos os saldos de despesa e só é transferido o saldo ("zerado") no final do ano, quando se elabora a DRE. Vou usar um exemplo aqui para ficar mais claro.

Ao longo do ano de 2010 a sua empresa teve um total de despesas de R$ 10.000,00 e de receitas de R$ 12.000,00, no final do ano ( periodo contábil) você realiza a apuração do resultado da seguinte forma:

D- apuração de resultado R$ 10.000
C- despesas R$ 10.000

D- receita R$ 12.000
C- apuração do resultado R$ 12.000

Logo você obteve um resultado (lucro) de R$ 2.000, veja que é neste momento que a conta de despesa é creditada ( e zerada também!) e a de receita debitada, como sua empresa tem o período contábil de um ano, você pode tirar esse balancete sempre no primeiro dia do ano que deverá estar a conta de despesa "zerada".

A informação do seu contador está correta, as despesas irão se acumulando ao longo do ano para confrontar as receitas no final, caso seja necessário algum ajuste existe a conta de recuperação de despesa que deve ser creditada!

Espero ter ajudado!

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade