x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.772

aplicação automatica santander-banespa

Elza

Elza

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 1 novembro 2011 | 20:55

Boa noite...

Por gentileza, Gostaria de saber como funciona a aplicação super fic classic do SANTANDER BANESPA? Existem dois extratos: um da conta corrente e o outro da conta investimento. Porém, no extrato da conta investimento, existe um quadro chamado "movimentação financeira" no qual constam os valores que na conta corrente estão identificados como "transferencia automática". Estas transferências automáticas zeram de acordo com esse quadro e estes mesmos valores SAEM na conta de aplicação financeira. Assim, eu estava lançando da seguinte forma:

Pelos créditos C/C:

D C/C
C Aplic. Automatica

Depois de acordo com o quadro que consta no extrato, eu fazia o seguinte lançamento:

D Aplic Automatica
C Aplicação Financeira

Assim, a aplicação automática acaba com o saldo zero.

O problema é que alguns valores saem da aplicação automática (não passam na C/C ) e entram na conta de investimento. Para estes, faço o seguinte lançamento:

D Aplicação finaceira/investimento
C Aplic, Automática

Qual a procedência destes valores? E quanto ao IR e IOF? Como contabilizo? Pois se a empresa é do lucro presumido, estas aplicações geram rendimentos, certo? Como faço o cálculo destes rendimentos?

Se alguem conseguir entender este mecanismo, pelo amor de Deus me explique!!!

Obrigada

Elizabeth Santos - SP

ELOACH DE SOUZA E SOUZA

Eloach de Souza e Souza

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2011 | 13:44

Bom, eu faço essa contabilização, mas é pelo Bradesco, e no extrato da aplicação já aparecem os valores de IR, IOF e o valor do redimento também.
Caso não haja nenhuma porcentagem no extrato e nenhum valor correspondente, o certo seria você entrar em contato com o Banco e esclarecer essa parte.
Já a parte de contabilização, aqui particularmente contabilizamos assim

Entrada de dinheiro na aplicação

D - Aplicações Banco X
C- Cxa/Banco Y/ Clientes (depende da origem do dinheiro)

Redimentos

D - Aplicações Banco X
C- Juros sob aplicação (Receitas não operacionais)

Impostos gerados sob aplicação

D - IOF (Despesas não operacionais)
D- IR (Despesas não operacionais)
C - Aplicações Banco X

Espero ter ajudado!!

Eloah de Souza

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade