x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 18.780

É custo direto?

Nayara C.Aguiar Sader

Nayara C.aguiar Sader

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Custos
há 13 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 14:36

É considerado custos diretos os salários e encargos s/salários dos trabalhadores da produção. (não há dúvidas quanto a isso)
E quando se trata de medicamentos, EPI (equipamento proteção individual), Uniformes desses colaboradores, como devemos analisar? Alguém pode me ajudar ?

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 16:14

Equipamentos de Segurança e Uniformes da produção podem ser considerados custo desde que você consiga mensurar o período de vida útil de cada item.

Lembrando que isto é um custo indireto de produção, não há como dizer quantos produtos se faz com cada item do uniforme ou EPI's.

Vale ressaltar que se a industria faz mais de um produto, também deverá ser considerada a proporcionalidade dos mesmos equipamentos por produtos fabricados.

Eu particularmente, em uma empresa contínua (Que não seja empresas para fins especificos - aquelas que existem enquanto a operação não acabar. Ex: Algumas construtoras) colocaria esse tipo de equipamentos e uniformes direto em despesa.

Labor-Contábil
Articulista

Labor-contábil

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 4 novembro 2011 | 21:27

Bem colocado pelo Felippe.

Apesar de existirem técnicas e algumas definições dentro da área de custos, especialmente aprendidas na Contabilidade de Custos, sempre afirmo que algumas situações são específicas de cada empresa e devem ser tratadas 'caso a caso'.

Desta forma, Nayara, diante da situação em tela, aconselho você a adotar uma das seguintes medidas:

1ª) Lançar esses gastos com EPI e Medicamentos diretamente como despesas ou custo do período em que foram adquiridos. Esta medida depende do valor desses equipamentos que, se não representarem grande soma, podem ser assim tratados; ou

2ª) Dependendo do volume adquirido, apropriar paulatinamente ao resultado, à medida que forem consumidos. Aqui, você deve levar em conta a possível estocagem desses produtos e um controle rígido do almoxarifado da empresa, com controles que permitam apontar a quantidade desses materiais que vem sendo requisitados e utilizados.

Labor-Contábil - Contabilidade e Assessoria Empresarial

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade