x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 753

contabilizacao de lucros

Geovany

Geovany

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2011 | 22:22

boa noite

pessoal criei um plano de conta com as seguintes contas

valor pra adiant. p/ futuro aumento de capital e distribuicao de lucros certo

vejam se eu estou correto qdo a empresa debita uma quantia x no banco eu debito o banco exemplo 30.0000 credito 30.0000 em adiant. p/ futuro aumento de capital ok......ai os socios fazem uma retirada de 10.0000 por exemplo eu debito distr. de lucros no passivo e credito o banco ok.

mas qdo peco um balancete d verificao esse valor de 10.0000 o sistema q eu uso subtrai do capital social ? esta certo isso ? eu acho q nao pois nao to diminuindo o capital ne? alguem ai pode me ajudar

Mauricio Barros

Mauricio Barros

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2011 | 14:50

Boa tarde Welton

A meu ver os adiantamentos para futuros aumentos de capital realizados, sem que haja a possibilidade de sua devolução, devem ser registrados no Patrimônio Líquido.

Caso haja qualquer possibilidade de devolução (conforme o seu caso apresentado), devem ser registrados no Passivo Não Circulante.


Deixo claro que essa é a minha opinião referente ao caso atípico apresentado, salvo se houver melhor entendimento pelos colegas.

Um abraço
Sucesso!

MAURICIO BARROS
Consultor Contabil
[email protected]
Geovany

Geovany

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2011 | 15:35

boa tarde Mauricio,

entendi seu comentario, fiz em passivo nao circulante porem o que ocorre que é que a maioria dos sistema contabeis que ja trabalhei subtrai esse valor do capital social e esta errado
eu fiz o seguinte criei uma conta d outras obrigacoes a pagar, pois minha duvida esta em contabilizar uma retirada que o socio faz pra vc entende o exemplo acima veja
ele deposita la no banco 30mil que vem d outra origem eu D-banco C-vlr integr. p aumento de capital ok.....desses 30mil o socio tira 5mil pra despesas pessoal eu D- retirada dos socios que é passivo na conta que criei como (retirada dos socios) e C - banco ne.....e qdo for fechar o meu balanco a contra partida desta retirada d socios sera a conta adiant. pra futuro aumento d capital, se fosse hj seria os 30mil -5mil=25....ne
e obrigado pelo comentario

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.