x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 27.418

Lucros Acumulados Devedor ?

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 10:08

bom dia a todos,
tenho uma conta de lucros acumulados que ficou devedora ,
Transferi p/essa conta (Lucros Acumulados) o resultado do periodo Lucro ou Prezuido (no caso Lucro) e lançei tambem a distribuição de lucros , a conta que estava credora passou a ficar devedora , eu posso deixar assim ? ou teria como acertala ?

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 10:20

Bom dia Natalício,


Deve fazer uma conciliação nesta conta, pois a conta "Lucros Acumulados" tem natureza credora, assim sendo, não pode ficar com saldo DEVEDOR.


Verificar se foi distribuição de lucros superior ao saldo de lucros disponível a ser distribuido.


Atualmente, deve utilizar a nomeclatura "Reservas de Lucros" ou "Prejuízos Acumulados", conforme o caso.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
simone cristina da silva

Simone Cristina da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 10:43

bom dia Natalício

realmente o colega acima tem razão o primeiro passo é a conciliação o segundo mudar a nomenclatura, pois na nova contabilidade não se usa mais este termo
e a natureza desta conta é credora, sendo assim não podendo ficar devedora

até mais

simone cristina da silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.