x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 117.770

Contabilização e lançamentos de venda de veiculos

CARLOS FREDERICO GOMES PEROBA

Carlos Frederico Gomes Peroba

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 08:32

Ola Bom Dia,
Poderia me ajudar como contabilizar a venda de uma veiculo, o veiculo foi comprado no valor de R$ 15.231,00 e depreciado no valor de R$ 507,74 e foi vendido no valor de R$ 14.000,00, como contabilizo a venda desse veiculo e a perda do veiculo como contabilizar tbm....

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 11 novembro 2011 | 10:42

Prezado Almir,

Não é complicado a contabilização de tal fato, é da seguinte forma de acordo com as informações acima:

Receita de venda
D - Clientes (AC) 14.000,00
C - Venda de Imobilizado (CR) 14.000,00

D - ICMS s/venda de Imobilizado (CR)
C - ICMS a recolher (PC)
De acordo com a alíquota do seu estado.

Baixa do veiculo
D - Custo na venda de Imobilizado (CR) 15.231,00
C - Veiculo (ANC) 15.231,00

D - Depreciação acumulada veículo (ANC) 507,74
C - Custo na venda de Imobilizado (CR) 507,74

D - ICMS a compensar (AC)
C - ICMS s/Imobilizado - CIAPS (AC)
O saldo remanescente, caso você faça o controle do mesmo.

Espero ter sanado suas duvidas.

At.
Marcos Vinicius

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2011 | 18:13

boa tarde,
Trabalho com compra e venda de motocicletas e tenho a seguinte operação:
As vezes vendemos uma motocicleta e não dispomos da mesma no estoque e então compramos de outro concessionário e este fatura diretamente para meu cliente. Eu pago ao outro concessionario e o cliente me paga, como se fosse uma intermediação.
Como se procede nesta situação? Alguem tem algo parecido que possa compartilhar comigo a experiencia?

Wellington Rodrigues de Oliveira

Wellington Rodrigues de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 21 dezembro 2011 | 17:11

Boa tarde.

e possivel proceder da seguinte forma, a concessionaria emite 2 notas .. uma com o cfop 5119 -> Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem [ Essa nota para vc empresa com destaque de impostos]

Outra nota no nome do comprador com o cfop 5923 -> Remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros, em venda à ordem ou em operações com armazém geral ou depósito fechado

E vc emite uma nota de venda para o cliente da venda e destaca os impostos com o cfop -> 5120 Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros entregue ao destinatário pelo vendedor remetente, em venda à ordem

* A nota fiscal com cfop 5923 vc informa para a concessionario o valor da venda para que o cliente não fique com a informação de sua margem de lucro.

Espero que tenha ajudado, Boa tarde.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 22 dezembro 2011 | 12:29

O Detran não verifica a questão do CFOP, mas acredito que analisa se a nota fiscal é de venda.
Quando o fabricante vende o veiculo/moto, é repassado para o Detran a informação para qual concessionário foi vendido o veiculo. se for informado que a moto chassi xxxx foi vendido para o concessionario xxxx e o cliente aparecer no detran com uma nota fiscal do concessionario YYYY, o Detran não faz o registro do veiculo. Nestes casos tem que solicitar alteração no cadastro do veiculo na BIN (base indice naciona) no detran, via fabricante. Como essa alteração é complicada/burocrática, procuramos outra forma de resolver o problema.

aradecido

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.