Fernando Antoniassi
Iniciante DIVISÃO 3 , Gerente AdministrativoOlá Pessoal,
Tenho dúvida quanto à classificação contábil mais adequada para RECEITAS DE FATURIZAÇÃO. Plano de Contas, Demonstrações Contábeis, qualquer material será bem vindo.
respostas 5
acessos 10.063
Fernando Antoniassi
Iniciante DIVISÃO 3 , Gerente AdministrativoOlá Pessoal,
Tenho dúvida quanto à classificação contábil mais adequada para RECEITAS DE FATURIZAÇÃO. Plano de Contas, Demonstrações Contábeis, qualquer material será bem vindo.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Amigo Fernando, veja se esse exemplo atende suas espetavivas.
A princípio vejamos os lançamentos na empresa Faturizada, ou seja a empresa Alienante do Título, supondo que em determinado período a empresa "bla bla" vendeu a uma empresa de Factoring uma carteira de duplicatas no valor de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais), e recebeu por essa venda a quantia de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), teremos os seguintes lançamentos contábeis, observe, cada detalhe, é importante, vide como seria cada lançamento:
D - BANCO CONTA MOVIMENTO (Ativo Circulante) 40.000,00
D - DESPESAS DE FATURIZAÇÃO (Conta de Resultado) 10.000,00
C - DUPLICATAS A RECEBER (Ativo Circulante) 50.000,00
Agora os lançamentos seriam na empresa Faturizadora, ou seja, a adquirente do Título.
D - DUPLICATAS A RECEBER (Ativo Circulante) 50.000,00
C - BANCO CONTA MOVIMENTO (Ativo Circulante) 40.000,00
C - RECEITA DE FATURIZAÇÃO (Conta de Resultado) 10.000,00
Quanto ao plano de contas, e/ou demonstrações, sugiro que o amigo dê uma verificada na página inicial do site, seção de downloads, lá tem um exemplo de plano de contas,
E havendo dúvidas disponha do forum.
Fernando Antoniassi
Iniciante DIVISÃO 3 , Gerente AdministrativoMinha dúvida se resume ao fato de que em meu plano de contas padrão as receitas operacionais estão dividas em subgrupos como RECEITAS INDUSTRIAIS, RECEITAS COMERCIAIS, RECEITAS DE SERVIÇOS, RECEITAS FINANCEIRAS. O que não consigo é determinar em qual desses grupos devo classificá-la, exceto, é claro, o de Receitas Industriais.
Claudio Rufino
Moderador , Contador(a)Amigo, já que você dispõe de um plano de contas "padrão" onde há um grupo denominado "receitas de de serviços" (como você mesmo diz),crie um sub grupo denominado " RECEITAS COM FATURIZAÇÃO. Ex:
3 - RECEITAS
3.1 RECEITAS OPERACIONAIS
3.1.1 RECEITA BRUTA
3.1.1.01 RECEITAS INDUSTRIAIS
3.1.1.01.001 VENDA DE PRODUTOS(conta que recebe lançamento)
3.1.1.02 RECEITAS COMERCIAIS
3.1.1.02.001 VENDA DE MERCADORIAS(conta que recebe lançamento)
3.1.1.03 RECEITAS DE SERVIÇOS
3.1.1.03.001 SERVIÇOS PRESTADOS(conta que recebe lançamento)
3.1.1.04 RECEITAS COM FATURIZAÇÃO
3.1.1.04.001 RECEITAS DE FATURIZAÇÃO(conta que recebe lançamento)
3.1.1.05 RECEITAS FINANCEIRAS
Ok?
Fernando Antoniassi
Iniciante DIVISÃO 3 , Gerente AdministrativoCaro Claudio, muito obrigado pela atenção e boa vontade, mas se possível me ajude em mais uma dúvida: na DIPJ, ficha 06A-Demonstração do Resultado, onde eu classificaria esta receita e seus respectivos tributos?
Fernando Antoniassi
Iniciante DIVISÃO 3 , Gerente AdministrativoSaudações pessoal, alguém poderia me ajudar em mais uma dúvida: na DIPJ, ficha 06A-Demonstração do Resultado, onde eu classificaria esta receita e seus respectivos tributos?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade