x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.721

contabilidade - simei

Jo Luiz

Jo Luiz

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 22:33

Caros colegas, com relação a um microempreeendedor individual que não optar em 2012 pelo SIMEI, optar somente pelo SIMPLES NACIONAL e pagar o DAS sobre o faturamento tem como fazer uma contabilidade regular? livro diário, balanço patrimonial e DRE? sendo que a mesma não tem capital social? e o NIRE é de microempreeendedor na junta comercial, como fica a escrituração contábil dessa empresa?

DILCE MACIEL

Dilce Maciel

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 15:10

Olha só, nao basta só fazer essa opção na Receita Federal, voce deve fazer toda uma alteração na Junta Comercial do seu Estado, mudando de Micro Empreendedor Indivial para Empresa do Simples Nacional e dai, consequentemente vai ter capital socia e todo o mais e deverá fazer acontabilidade normalmente.

VIA CONTABIL
Jo Luiz

Jo Luiz

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 00:17

Olá Dilce, agradeço a informação postada, mas vamos lá: esta empresa esta optante pelo SIMEI e também pelo Simples Nacional e em 2012 estarei desenquadrado ela do SIMEI e continuará optante pelo simples nacional, porque mesmo sendo MEI pode estar no simples nacional e tem registro na junta com o NIRE, tendo a natureza juridica 2135(empresario individual), não existe essa mundança sugerida por você, só que a legislação não me obriga a fazer a alteração na junta através do Requerimento de Empresário determinado um capital social, isso da minha parte é opcional e com certeza o meu cliente não quer ter despesas de alteração contratual, porque para constituir o MEI é gratuíto mas para alterar e fechar não, e aí que pergunto: continuando com o certificado de Empreendedor Individual sem fazer alteração na junta tenho condições de fazer uma contabilidade regular? sim ou não? e porque?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.