x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 4.430

Contabilização credito ICMSImportação Conta Ordem

Daiani Oliveira

Daiani Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 17:29

Olá!

Trabalho com uma empresa comercial importadora que opera com Trading(importação por conta e ordem).
Minha dúvida é com relação a contabilização do crédito de ICMS que recebo quando dou entrada da nota fiscal de remessa da Trading em minha contabilidade com alíquota de 12% de ICMS, visto que na importação eu paguei apenas 3%, pois a Trading possui o benefício do Pró-Emprego.
Minha contabilidade tem reconhecido esse crédito na conta de "outras receitas" no grupo de resultado, mas eu não concordo, pois só se tornará receita propriamente dito quando eu utilizar esse benefício para compor meu preço de venda.
Na minha opinião, deveria ser lançado na própria conta de ICMS no grupo de resultado ou, como uma conta redutora do ICMS.
Gostaria que alguém me orientasse sobre o que é correto fazer nessa situação, pois tenho procurado materiais sobre o assunto e não tive muito sucesso.

Desde já agradeço!

Gerson Lins de Miranda Filho

Gerson Lins de Miranda Filho

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 17:08

Caros,

O beneficio não é concedido para "reduzir" custos. O lançamento deve ser feito em conta de estoques, reduzindo o valor da importação. Quando da venda, será reconhecido o beneficio fiscal.

WILSON RODRIGUES DOS SANTOS

Wilson Rodrigues dos Santos

Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 19:25

Olá Gerson,

Nós fazemos operação por conta e ordem, não fazemos importação para nós mesmos, fazemos apenas a intermediação entre as partes, sendo assim não temos uma conta de estoques para reduzir da importação.

Nossa remessa de saida origina o débito de 12% de crédito para o cliente e no final da apuração lançamos os credito presumido de 9% visto que os 3% foram pagos antecipadamente como garantia.

Conhece alguma outra forma de contabilizar o credito presumido de 9% sem que seja contra estoque?

Regi

Regi

Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 22 fevereiro 2013 | 17:31

Nossa empresa também faz só opração por conta e ordem. Seria possível descrever como ficaria os lançamentos contábeis com os respectivos valores abaixo:
Valor Antecipação de despesas (depósito em c/c): 200,00

Valor ICMS antecipado recolhido: 36,00

Nota Fiscal Entrada Própria: 1000,00
BC ICMS 0,00 ICMS 0,00

Nota Fiscal Saida (Remessa): 1.000,00
BC ICMS 1.000,00 ICMS 100,00

Crédito Presumido: 64,00

Michelle Andrade

Michelle Andrade

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 28 fevereiro 2013 | 11:21

Olá a todos do Forum, alguem me socorre.. Não entendi nada sobre esse ajuste sinief 19, de 7 de novembro de 2012.
O que preciso saber: * Uma empresa do Ceara vende mercadoria para outros estados de importação, essa aliquota de 4% se aplica a todos os estados ou tem exceções(quais seriam);
* Essa Aliquota aplica-se sobre as vendas para construtoras?
OBS: O que a minha empresa vende: TUBOS E CONEXÕES EM GERAL.

DESDE JÁ AGRADEÇO!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade