x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 7.048

Princípio da Entidade - Descumprimento

Keiti

Keiti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 15:36

Boa Tarde!


Orientações como proceder neste caso, o sócio de uma empresa prestadora de serviços compra produtos para a empresa e faz gasto particulares utilizando o cartão pessoal quanto para o particular quanto para os gastos da empresa , a questão seria quais as consequências , é se existe alguma maneira de reverter esta questão. é se existe alguma fiscalização para isto

obrigada
keiti

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 15:46

Keiti, boa tarde.

Existe aí, o descumprimento ao princípio da entidade, onde os gastos da pessoa física não se confundem com o da pessoa jurídica.

A forma de tentar reverter a questão é traçar trabalho educacional junto ao cliente, notificando-o por e-mail ou outra forma escrita, tendo em mente que o trabalho de conscientização será imprescindível, nem por isso, um caminho curto.

Por fim, vale lembrar que os recursos tirados da empresa para cobrir gastos pessoais deverão ser alocados como retiradas de pro-labore ou lucros em favor dos sócios, tributando pelo INSS e IRRF, quando tratarem de pro-labore.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.