x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 1.948

Variação Cambial

Patrícia Bueno

Patrícia Bueno

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 16:53

Boa tarde!

Estou com uma dúvida imensa em relação a Variação Cambial, tenho um cliente que a Matriz é na Suíça e a filial aqui no Brasil, porém tudo é importado da Matriz, mensalmente ocorre variações cambiais, tenho dificuldade nesse assunto e preciso de alguns esclarecimentos.

As variações cambiais em decorrência do pagamento deve ser contabilizado como custos (Importação) ou em Despesas?
Esta empresa é nosso cliente há 4 meses veio de outro escritório que fazia o lançamento de variação diferente do que aprendi.
Eles jogam as variações ativas e passivas tudo em Despesa, não aloca em Receitas FInanceiras...

O cliente está me fazendo vários questionamentos e não sei nem por onde começar a responder... Qual a forma correta que devo contabilizar, se possível me passem uma regrinha de lançamento.

Me ajudem, por favor! Help

Obrigada

Patrícia

Fábio Bonadio Chagas

Fábio Bonadio Chagas

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 10:45

Então tem que fazer os lançamentos normais de um processo de importação.
- Pagamento do Cambio antes do Embarque da mercadoria - lança como adiantamento a fornecedor estrangeiro valor total do cambio
- lançamento da Commercial Invoice vezes o valor de venda da moeda estrangeira do dia da fatura. D - Importação em Andamento (AC) C - Fornecedor Estrangeiro a pagar (PC)
- lançamento dos pagamentos de frete, seguro e outros conta Transitoria de Importação em Andamento (AC)
- Pagamento do Cambio Antes da Chegada da mercadoria ao Brasil, a diferença que der do Cambio com a Commercial Invoice fazer lançamento na conta de importação em andamento (AC)
- pagamento do Cambio depois da chegada da Mercadoria, ai sim lança Despesa ou Receita Cambial.

Está sendo feita a NF de Entrada?
Tenho algumas coisas aqui no excel que podem ajudar no controle da conta de Importação em Andamento, Adto de Fornecedores Estrangeiros e na conta Fornecedores Estrangeiros a pagar.
Mais duvidas?

Patrícia Bueno

Patrícia Bueno

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 11:03

Está sendo feita sim a NF de entrada, o problema é que peguei essa empresa no meio do caminho e pela sua explicação o ex contador estava fazendo de forma errada e eu continuei...rs

Me ajudou muitoo com suas explicações, mas poderia me passar as coisas que você tem em excel para me ajudar a controlar?! E no ano de 2012 farei da forma correta.

Muito obrigada pela sua atenção!

Patrícia

Fábio Bonadio Chagas

Fábio Bonadio Chagas

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 novembro 2011 | 11:12

isso é normal, esse jeito de fazer é uma forma mais facil de fazer, sem ter que ficar controlando o saldo de 3 contas.
Qual o seu email para eu te mandar?
por nada... estou ajudando porque precisei muito de ajuda quando começei a trabalhar em uma empresa importadora, então sei como é...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade