Valdivino Pereira de Sousa
Iniciante DIVISÃO 5 , Não InformadoOla bia tarde
Li alguns tópicoso, inclusive paraná online mais não foram suficientes para esclarecer minhas dúvidas. Gosataria de contar com os colegas para me ajudar resolver esta situação que estou envolvido. O meu caso é que o sócio de uma empresa resolveu vender sua parte no capital. A sua participação é de 60% do Capital total de R$ 115.000,00. O sócio remanescente adquiriu 55% e o novo sócio 5%. O lucro apurado até o momento é de R$ 600.000,00. Aconteceu o obvio nas empresas. Não tem dinheiro em caixa para pagar o sócio retirante. No Contrato Social prevê que o lucro apurado no fim do exercicio deveria ser incorporado ao Capital, mas isso não foi feito. O sócio remanescente possui uma retirada de R$ 1.600,00 por mes, renda muito baixa para pagar a participação do sócio que se retira. Pergunto. Como devo proceder neste caso. Tem alguma saida legal previsto que não cause problemas de ordem tributários?. Se tem me mostre como fazer. Talvez alguns dos colegas já passaram por situação semelhante e podem me esclarecer melhor. Neste caso é necessário apurarar ganho de capital. Estou com muita dúvida. Por favor me ajudem.
um abraço
Valdivino