x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 9.301

Lançamento plano de contas

Diná Oliveira

Diná Oliveira

Iniciante DIVISÃO 5 , Auxiliar Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 2 dezembro 2011 | 16:59

Boa tarde pessoal,
Preciso de ajuda. Aqui na empresa estamos implantando um novo software. Eu fiquei responsável pela parte financeira, só que não estou conseguindo assimilar plano de contas e centro de custo. Por exemplo, aqui no sistema tenho a seguinte opção para o lançamento do plano de contas:
- Classificação
- Tipo (analítico ou sintético)
- Descrição
Já para o centro de custo eu tenho a opção:
- Código
- Nome
Despesas Administrativas, Despesas com Funcionários, etc é um centro de custo?
Material de consumo, material de limpeza, etc seria o plano de contas?
To hiper perdida não estou conseguindo dar inicio ao lançamento.
Por favor me ajudem!!!

Desde já agradeço.
Abcs, Diná

SOUZA

Souza

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 3 dezembro 2011 | 01:20

Diná, essa classificação tipo analítico ou sintético, refere-se ao grau da conta, as contas sintéticas são as contas de primerio grau e podem ser divididas em várias sub-contas e não recebem lançamentos ou seja é como o Título. Ja as contas se segundo grau são as contas analíticas, as quais receberão lançamentos. Vamos ver um exemplo:

SINTÉTICA: BANCOS - Não recebem lançamentos são como os Títulos
ANALITICA: Banco Bradesco, Banco Brasil, CEF etc.. estas que recebem os lançamentos;

SINTÉTICA: CLIENTES - Não recebem lançamento
ANALÍTICAS: Sr. fulano de tal, sra. fulana de tal - recebem os lançamentos

SINTÉTICA: FORNECEDORES - Não recebem lançamento
ANALÍTICA: Madeiras Nobres, Martins, ETC - Recebem os lançamentos

Ja no centro de custo refere-se a cada departamento da empresa ou contas por grupo, por exemplo: CENTRO DE CUSTO ADMINISTRATIVO: Administração Geral, Administração de material, vendas, etc.. PESSOAL/RH: Salário, adicional, férias, décimo, tudo que se refere ao pessoal, CENTRO DE CUSTO PRODUTIVO: Tudo que se refere a produção... assim por diante.

PLANO DE CONTAS: O plano de contas é um grupo de contas, é uma matriz, neste plano é onde vai constar todas as contas a ser registrada na contabilidade, sugiro que peça orientação do contador da empresa sobre a elaboração do plano de contas pois este deve estar em conformidade com a atividade desenvolvida pela empresa para melhor escrituração.

Espero ter ajudado
até mais

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade