x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.522

Aumento de capital social

MARIA APARECIDA COELHO

Maria Aparecida Coelho

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 13:16

Bom dia a todos,
Gente estou diante de uma situação pela qual nunca tive antes e peço ajuda de vocês para resolver.
Trabalho a 03 anos com contabilidade e faço a contabilidade de uma sociedade empresária Ltda que está na seguinte situação:
Os atuais proprietários estão vendendo a empresa, os compradores querem aumentar o capital social da empresa com o lucro acumulado registrado no balanço de 2010. Aí vem minha dúvida, eu posso usar todo valor do lucro acululado??? E ainda tem a seguinte situação, o valor de 100% dos lucros acumulados é menos do que o valor que eles querem colocar no capital social, mas a empresa tem ativo imobilizado (caminhões e ônibus) no valor de R$ 800.000,00 registrado em balanço tambem, eles querem saber se parte desse ativo pode ser transferido pro capital social.
Gente espero que entendam minha situação e possam me ajudar. Aguardo resposta.
Grata

Luciano Cerqueira Ramos

Luciano Cerqueira Ramos

Bronze DIVISÃO 2 , Supervisor(a) Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 16:54

Boa tarde!

Maria Aparecida, primeiramente, precisa se atentar à Lei 11.638/2007, onde a conta de Lucros Acumulados não poderia mais existir, sendo transformada em Reserva.

Tal reserva poderia ser utilizada para aumento de capital social sem problemas. Já com relação ao ativo imobilizado, você precisaria realizar esse ativo para aumentar o capital social.

fiz um aumento de capital social utilizando um bem imóvel do sócio, esse, transferiu o bem para a empresa, e nessa transferencia fiz o aumento do capital e a imobilização do bem.

espero ter ajudado.

abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade