x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.817

Nota Fiscal para contabilizar antecipação de pagam

CIRIO DE SOUZA SANTOS

Cirio de Souza Santos

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2011 | 11:53

Prezados,

Me deparei com a seguinte situação: Um cliente possui uma marcenaria e como prática recebe 50% do valor do móvel a ser fabricado antecipadamente através de depósito bancário. Ele me questionou como poderia contabilizar esse valor, pois a nota do produto é tirada as vezes com quase um mês após a data do depósito.
Um recibo numerado, com descrição dos detalhes da transação é reconhecido como contábil e depois posso relacioná-lo nas observações complementares na emissão da nota fiscal, na entrega dos produtos?
Como proceder da maneira correta nesse caso?

Grato, Círio Santos.

FELIPPE B. NASCIMENTO

Felippe B. Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 19 dezembro 2011 | 14:08

Bom a classificação Fiscal fica por intermédio de nota conjugada:

No momento da venda deverá se emitir uma nota com a CFOP 5.922 (Dentro do Estado) ou 6.922 (Interestadual) "Lançamento efetuado a título de simples faturamento decorrente de venda para entrega futura" com o valor do produto vendido. E quando da saída real da mercadoria você utilizará a CFOP 5.116 (Dentro do Estado) ou 6.116 (Interestadual) Reconhecendo a saída de fato da mercadoria/produto "Venda de produção do estabelecimento originada de encomenda para entrega futura"

Quanto a contabilização você dará entrada dos 50% iniciais com Adiantamento de clientes (Passivo).

Os lançamentos são os seguintes:

Quando receber o adiantamento:

D Banco
C Adiantamento de Clientes
*Lembrar de lançar no histórico ao menos o %de adiantamento e o número da NF que originou.

Quando entregar a mercadoria/produto:

D Clientes
C Receita de Vendas

Baixa do adiantamento para que “Clientes” permaneça o saldo a receber na data contratada:

D Adiantamento de Clientes
C Clientes

Quando receber o valor restante:

D Banco Conta Movimento
C Clientes

Se algum colega identificar algum erro, peço que me corrija por favor.

Espero ter ajudado Cirio De Souza Santos e Bem Vindo ao Fórum Contábeis.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: